A partir de hoje teremos mais uma tag só nossa, para tratarmos de assuntos que podem nos salvar no nosso dia a dia, com dicas de produtos, receitas e gambiarras infalíveis sobre o tema que mais amamos: Cuidados com o cabelo! No #SOSTAGARELA vai ter tudo que você precisa saber para manter seu cabelo bonito e saudável. 🙂

E pra começar, escolhi decifrar o famoso Cronograma Capilar para vocês, e retirar todas aquelas dúvidas chatas que sempre temos nesse assunto.

 

Você alguma vez já ouviu falar em Cronograma Capilar?

cronograma capilar

O procedimento nada mais é do que uma série de cuidados pré estabelecidas por você, para tratar dos fios da melhor maneira possível. Cada etapa será pensada com o intuito de oferecer ao cabelo tudo aquilo que o mesmo possui de maior necessidade, e é a melhor maneira de recuperar completamente os fios de qualquer agressão que eles tenham sofrido, deixando-os fortes e saudáveis.

Basicamente o cronograma capilar possui 3 etapas: Reconstrução, Nutrição e Hidratação.

A ordem de como e com o quê iniciar e por quanto tempo, vai realmente de acordo com cada tipo e necessidade de cabelo, portanto a minha primeira recomendação é: Conheça bem o seu cabelo para montar o cronograma ideal para ele, além disso, sempre faça o famoso teste do copo com água e um fio de cabelo, para saber o que mais ele está precisando no momento.

 

Como funciona o teste?

imagem de reprodução

Encha um copo ou pote transparente com um pouco de água e solte um fio de cabelo seu dentro, se o o fio boiar o cabelo precisa apenas de uma boa hidratação, se afundar completamente, o cabelo precisa de reconstrução, agora se ele ficar no meio, nem boiar e nem afundar, é porque ele precisa de uma boa nutrição. O teste se chama “teste de porosidade capilar” e é infalível!

Mas fiquem atentas a seguinte questão: As vezes, nem sempre nosso cabelo possui a mesma necessidade da raiz as pontas, principalmente para quem usa algum processo químico em apenas uma parte do cabelo, como relaxamento na raiz ou descoloração nas pontas, portanto se este for o seu cabelo, recomendo que faça testes separados ou observe todo o seu cabelo para suprir cada necessidade dele da forma correta.

Por exemplo, sabendo que meu cabelo é naturalmente seco e que fica ainda mais pós processo de descoloração, sempre coloco um pouco mais de nutrição em meu cronograma capilar, pois sei que ele se dá muito bem com produtos a base de óleos.

Para montar o cronograma capilar, basta ter os 3 tipos de produtos em casa (reconstrução, nutrição e hidratação), apesar de fazer uso também de shampoos e condicionadores, recomendo para o cronograma máscaras com as características descritas acima, pois a máscara possui uma concentração maior dos componentes, promovendo um resultado mais rápido e eficaz.

 

Sobre a linha Mulheres Super Poderosas da Magic Color

 

Apesar da Magic Color ser referência em produtos para cabelos loiros, recentemente a marca lançou uma linha específica com 3 máscaras para montar um Cronograma Capilar e que servem para todos os tipos de cabelo. Ambas trazem essência de frutas em sua fórmula e possuem um cheirinho maravilhoso, e cada uma possui substâncias especiais para suas funções,que são de reconstrução, nutrição e hidratação.

As 3 máscaras são bem consistentes, do tipo que viramos o pote e elas não saem do lugar,  e com uma textura bem macia, e atualmente, aderi as três em meu cronograma capilar particular.

 

Como monto o meu cronograma capilar

cronograma capilar

Sempre inicio meu cronograma com a máscara de reconstrução, principalmente pós retoque de mechas, pois os fios ficam muito fininhos e sensíveis, e qualquer coisa pode fazer com que eles quebrem, portanto dou uma “surra” de reconstrução neles na primeira semana (2 ou 3 vezes na semana dependendo de como foi o processo de descoloração), pois a máscara de reconstrução da Magic Color (a amarelinha) vai repor as proteínas dos fios e principalmente restaurar a massa capilar que os mesmos perderam no processo químico. Definitivamente não abro mão de começar pela reconstrução em vez da hidratação, pois uma vez restaurado a massa capilar, eles ficam mais fortes e o risco do cabelo partir é quase zero.

Meu segundo passo pós reconstrução é nutrir os fios.

Como tenho o cabelo naturalmente seco e que fica ainda mais seco graças a manutenção das mechas loiras, ele implora por uma boa nutrição, então se na primeira semana eu fizer uso apenas 2 vezes da máscara de reconstrução, a terceira já será com a de nutrição, ou inicio com a nutrição na segunda semana. E se não for suficiente, ainda faço uma misturinha com a máscara de nutrição, mais algum óleo que tenho em casa. (pequi ou óleo de coco ♥)

E por último, entre segunda e terceira semana, abuso da máscara de hidratação e depois fico fazendo a manutenção dos fios com ela e a máscara de nutrição, alternando entre as duas.

Vale destacar que os produtos de reconstrução sempre são a base das proteínas que todo cabelo necessita e perde após algum processo químico ou praia, piscina e até no dia a dia mesmo. Já os de nutrição são a base de algum óleo, para auxiliar o cabelo a repor toda oleosidade natural que foi perdida e por fim os de hidratação, que sempre apresentam componentes como o D-pantenol, que é capaz de penetrar dentro do fio e hidrata-lo dentro e fora.

 

Dica da Tagarela

cronograma capilar

Se em algum momento você sentir que o cabelo está muito detonado a ponto de uma das máscaras não ser suficiente no tratamento, vale montar misturinhas e acrescentar D-pantenol, óleos, tudo o que possa turbinar o efeito da máscara nos fios. 🙂

 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.