imagem reprodução

Não é de hoje que muitas pessoas se fazem essa pergunta e lançam a dúvida na internet sobre manter ou não seus blogs ativos, e com o crescimento e visibilidade que o Youtube e Instagram ganharam nos últimos anos, muitas pessoas passaram a focar nestas duas ferramentas e deixar de lado seus blogs/sites, acreditando ser o melhor e mais prático caminho a ser seguido.

Mas afinal, vale a pena ter um Blog atualmente?

 

De alguns meses para cá quem me acompanha aqui no Blog e todas as redes sociais dele (e se tu ainda não me segue, corre lá e se atualiza em tudo mulher! Fan Page: Blog Tagarelando Moda – Instagram: @tagarelandomoda), pôde perceber que eu dei uma parada no Canal do Youtube (que eu já não utilizava tanto), e de quebra, passei a produzir massivamente conteúdos para o Blog e Instagram, principalmente no Blog. E claro que isto foi algo planejado e estratégico e por um motivo: O Tagarelando Moda é MEU site/ferramenta.

Como assim?

Alguma vez já pararam para perceber que ser produtor de conteúdo no meio digital e utilizar plataforma de terceiros pode em algum momento prejudicar seu trabalho?

 

Em caso de erro/pane, é mais fácil contornar com um site do que com um app/plataforma de terceiros

imagem reprodução

Por esses dias o instagram fez uma atualização que terminou apresentando um “erro” do aplicativo em vários aparelhos que possuíam o mesmo sistema operacional, e o resumo disto para quem tinha contas comerciais foi de caos e pânico. Isto me fez repensar ainda mais sobre a importância de ter um Blog/Portal ou em outras palavras, site próprio, para a produção dos conteúdos, e enxergar outras questões relevantes a serem consideradas sobre este tema.

E se o “erro” que deixou várias pessoas sem acessarem suas contas do instagram, tivesse  seguido por mais de um dia? Como ficariam os perfis comerciais até lá?

 

NINGUÉM te limita em seu blog/site

imagem reprodução

Um dos problemas mais comentados pelos criadores de conteúdo do Youtube e Instagram no momento é a dificuldade de crescer nestas plataformas e conseguir que seus seguidores e quem ainda não o acompanha, possa ver o conteúdo postado, pois ambas as plataformas andam limitando os números de alcance dos perfis, para que seus respectivos donos passem a monetizar seu conteúdo e pagar para serem divulgados. 

É gente… O jogo virou e não foi ao nosso benefício. Atualmente enquanto eu levo meses para conseguir atrair seguidores novos para o meu perfil do instagram, com o Blog a situação é completamente contrária, e muitas vezes, vários posts beeem antigos meus, são capazes de me trazer novos leitores por aqui sem eu sequer precisar exercer metade do esforço que exerço no “insta”.

O que me leva ao próximo motivo pelo qual vale a pena investir no Blog: Ranqueamento no Google.

 

Blog/Site é capaz de ranquear (ou rankear) no google, instagram não

Sabe aqueles 10 primeiros links que aparecem em qualquer coisa que você pesquise no Google? Aquilo são os links para site/posts de maior relevância sobre o conteúdo pesquisado, de acordo com o Google. Ranquear um post do Blog, significa estar entre os primeiros links e consequentemente, entre os links mais acessados sobre o tema pesquisado, e o valor disto para um criador de conteúdo é inestimável, pois qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, poderá encontrar seu trabalho, sem que o mesmo precise se esforçar tanto nas divulgações.

Não, o instagram não é capaz de te ranquear no google, o Youtube sim. Mas lembra que o Youtube anda limitando os views de quem possui canal? Então voltamos ao ponto inicial: O Blog.

Faz um teste, pesquisa por: “Tagarelando Moda”, “Resenha Power Bomb Vitiss” e “Cabelo Palha”, no Google e vê quem está entre os primeiros links? Esses foram alguns dos vários links que já consegui ranquear no Google desde que iniciei o Blog até hoje e que sozinhos, me trazem novos leitores, sem eu necessariamente precisar me esforçar para isto.

O legal do Blog/Site é que não importa quanto tempo passe daquele post que você criou, pois uma vez que ele esteja relativamente bem posicionado, sempre estará lhe trazendo visibilidade, já aquela foto no feed do instagram mais antiguinha, não fará isto.

 

Redes sociais perdem seu público no exato momento em que outra em potencial surge

imagem reprodução

Pra finalizar é importante lembrar que QUALQUER rede social está vulnerável ao esquecimento a partir do momento em que outra em potencial surja para competir. Quem lembra da febre do orkut e snapchat, que lançaram vários perfis de criadores de conteúdo por lá?

A Thaynara, lá do Maranhão, precisou se adaptar e migrar para a ferramenta do instagram, caso quisesse continuar com o trabalho que iniciou no snapchat, e assim o fez para não perder seu público e oportunidades que foram surgindo. Bem que muitas pessoas ainda tentaram manter suas contas no snapchat e “forçar” seu público a continuar por lá, mas lembre-se não é nosso público que segue nosso fluxo e sim nós que seguimos o dele e de todos os lançamentos que são jogamos no meio digital, portanto ou você se atualiza, ou é esquecido. Acompanhar os avanços da internet atualmente para um produtor de conteúdo, não é um direito, é obrigação dependendo das circunstâncias, pois tudo ocorre as vezes na velocidade da luz, e você precisa estar a par, caso queira se destacar neste meio. Lembre-se conhecimento é SIM um diferencial.

 

Este conteúdo te foi útil?

Quer mais conteúdos para blogueiras iniciantes, sobre como fechar parcerias, quanto cobrar, como montar um mídia kit e etc? Confere nossa categoria: De Blogueira pra Blogueira.

Diz o que tu pensas a respeito do tema nos comentários, vamos promover uma troca de opinião legal por aqui. 🙂

 

 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.