Imagem de Reprodução 

Sempre que indico algum produto ou loja internacional aqui no blog ou no meu instagram (falando em instagram, já me segue por lá?? É @tagarelandomoda e tem dicas especiais que só compartilho por lá ), surgem várias dúvidas e perguntas do tipo: A loja é de confiança? Que tamanho escolher? E Se eu for taxada? Demora muito pra chegar?

Pensando nisto, decidi listar 5 dicas para quem ainda não está tão familiarizado com a situação e cheio de dúvidas, e claro, se você tiver alguma dúvida que não foi respondida neste post, deixa nos comentários sua dúvida para eu poder te responder, fechado?

Vamos começar as dicas! 🙂

comprar
Imagem de Reprodução

1- Peça indicações de lojas a pessoas de sua confiança

Parece algo simples e bem clichê, mas acreditem pegar indicações de lojas que seu amigos já compraram, colegas de trabalho ou aquela blogueira que você segue há anos, faz TODA diferença!

Faz diferença pelo simples fato de que a pessoa vai relatar toda a experiência que ela teve com aquela loja, e te passar a segurança que você precisava para comprar aquele vestido que você paquerava há tempos, mas não tinha coragem de comprar. Ao mesmo tempo a pessoa pode te livrar de alguma cilada de loja que posta uma foto do produto de uma maneira e quando o mesmo chega, é completamente diferente da foto.

Mas atenção…

No caso de dica com blogueira por exemplo, preste bastante atenção quanto a divulgação dela, pois a blogueira pode dar uma dica de loja bem legal e que vale realmente a pena independente de ter parceria com a loja ou não. Ou pode falar mil maravilhas da loja por ser uma loja parceira, mas na verdade os produtos não são tão bons assim e ela acaba enganando seus seguidores. Por exemplo, atualmente eu tenho parceria com duas lojas gringas, a Shein e a Romwe, mas antes mesmo de falar qualquer coisa delas ou fechar a parceria, busquei conversar com outras amigas que já tinham parceria com ambas as lojas, observei a qualidade dos produtos, processo de envio, tudo para poder de fato fechar com elas. Conheci os produtos de ambas, aprovei e a partir daí passei a indicar. Acho importante esse cuidado, pois não acho nada legal indicar um serviço ou empresa que não confio ou não conheço.

2- Fique atenta ao tamanho de roupas e sapatos

comprar

Imagem de Reprodução 

Algo que é bastante comum quando se vai comprar alguma roupa ou sapato em loja gringa é optar por um tamanho que seria equivalente ao seu aqui no Brasil. Essa é uma maneira completamente errada de escolher o tamanho da sua peça, vou explicar o porquê.

Cada país possui um padrão de tamanhos para roupas e sapatos que é definido de acordo com os padrões gerais da sociedade, isso é o que resulta a medida de um tamanho P, M, G, 36, 38, 40, por exemplo. Porém esses padrões mudam de país para país, pois o formato do corpo de uma mulher brasileira é diferente de uma mulher norte americana, por exemplo.

Portanto, na hora de optar pelo tamanho da peça de roupa, em vez de procurar o tamanho equivalente ao seu, opte pelas medidas, quase todas essas lojas disponibilizam as medidas exatas dos tamanhos de suas peças, basta você ter uma fita métrica para retirar a medida do seu quadril, busto ou sua altura, por exemplo. Essa é a melhor maneira de ter certeza que a peça que você está comprando vai caber perfeitamente em você.

3- Opte pela forma de pagamento mais segura

comprar

Imagem de Reprodução

Vou ser sincera com vocês atualmente é muuuito difícil eu fazer alguma compra internacional por boleto. Não acho o boleto tão seguro, pois se por algum motivo o produto não chegar, uma fraude, por exemplo,  é quase impossível você conseguir ter seu dinheiro devolvido. Portanto sempre opto por comprar em cartão. Atualmente é muito fácil adquirir um cartão internacional (quando o mesmo não já vem habilitado para isto), com o cartão se por algum motivo a compra der errada e o produto não chegar, você pode ligar para a central do seu cartão e pedir estorno sem ser prejudicada. Fácil, simples e seguro.

Só fiquem atentos pela seguinte questão: Boa parte dessas lojas colocam o valor em dólar e o valor da sua compra será de acordo com a cotação do dólar no dia do fechamento da fatura do cartão, portanto você pode fazer as contas com um valor x no dia que fez  compra, mas o valor que você tem em mente será aproximado e pode sim vir um valor mais alto dependendo de quanto o dólar estiver custando no dia do fechamento da fatura.

4- Ser liberado ou não da tributação

Sabemos que qualquer produto que entre via correspondência dentro do nosso país está sujeito a ser “taxado”, ou seja, pagar os impostos referentes ao produto. Mas afinal, como comprar sendo liberado da tal tributação??

Gente, não há fórmula mágica, dica, feitiçaria, nada que te livre disso e não, não acreditem na história de que se comprar abaixo de $ 50,00 dólares estará livre de ser taxado, pois você pode comprar algo que custa $ 20,00 dólares e ser taxado ou comprar algo por $ 60,00 dólares e não ser. Não tem como descobrir ou simplesmente fugir desta situação, é meio que na sorte mesmo, pode ser que aconteça e pode ser que não aconteça.

5- Tempo de espera para o produto chegar

Laís tenho vontade de comprar em lojas gringas, mas ouço muita gente dizer que os produtos demoram muito para chegar, é verdade?

Sim é verdade, mas de certo modo o tempo de entrega é bastante relativo. Em média, um produto que vem da China para o Brasil leva de 5 a 6 dias no máximo para chegar ao Brasil, porém da central de recebimento de encomendas internacionais dos Correios aqui no Brasil (que fica em Curitiba) até sua casa, pode levar 1 mês, 2, 3, 6, até 8 meses dependendo da época! Infelizmente nosso serviço de correios deixa muuuuito a desejar e atrasa bastante as entregas internacionais justamente por essa questão de conferir os pacotes para a possível taxa de tributação. Já tive encomenda internacional que recebi em 1 mês e outras que recebi 6 meses depois. Portanto a dica que dou quanto a isto é: Não compre algo que você queira usar numa data especial próxima e evite compras perto de datas importantes, como Natal e Ano Novo, pois nestas datas a quantidade de encomendas que chega é ainda maior e você corre um grande risco de esperar bastante por sua compra.

Bom, tentei resumir aqui de uma forma mais geral, as dúvidas mais frequentes e dicas que sempre compartilho individualmente com cada pessoa. Espero que tenha ajudado, e mais uma vez, caso você tenha alguma dúvida, deixa aqui nos comentários pra mim 🙂 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.