Quantas vezes não ficamos em dúvida em alguma loja de cosmético pensando: Qual base devo levar? Que tipo de base é mais indicada para minha pele? Como devo aplicar?

Pensando nisto e sem mais delongas, decidi montar um guia completo explicando cada tipo, cobertura, efeito e forma de usar cada base, e claro, retirar todas as dúvidas de quem ainda fica confusa na hora de adquirir este produto. 🙂

Pra começar, vamos aos tipos.

Sim, muita gente se engana achando que só existem bases líquidas ou em bastão, na verdade, há certa variedade nos tipos de base e cada uma de certo modo, serve para um tipo de pele, podendo deixar a maquiagem com um melhor acabamento se for escolhida para o tipo de pele certa.

Base Líquida: Mais conhecida e comercializada, dependendo da cobertura e efeito que for escolhida, consegue atingir um resultado bem legal na pele e é a que melhor proporciona um acabamento mais natural. Pode ser usada em qualquer tipo de pele, desde que seja verificado o efeito que a mesma proporciona e em geral não cobrem marcas mais pesadas na pele, como olheiras fortes ou espinhas, precisando assim fazer uso de algum corretivo.

Base Cremosa: Engana-se quem pensa que a base cremosa e a mousse são na verdade a mesma coisa. A base cremosa apesar de não ser tão fluida como a líquida é diferente da base mousse, pois ela fica na verdade exatamente no meio termo entre a base líquida e a mousse, tem menos fluidez e é mais espessa que a base líquida, sendo, portanto mais grossa e pesada.

Cobre praticamente boa parte das imperfeições da pele, mesmo as mais profundas que a líquida não cobre, porém não é indicada para pele oleosa, apenas para pele normal ou mista, pois pode causar bastante acne na pele oleosa.

Base Mousse: Agora sim, a base mousse é beeem espessa, quase como uma pasta bem grossa. Como boa parte delas não possui óleo já pensando nas peles oleosas e mistas que poderiam sofrer com uma base tão grossa e oleosa, pode ser usada em qualquer tipo de pele, e apesar da espessura mais pesada, em sua maioria também deixam um acabamento natural.

base

Base Stick ou Bastão: É a base mais pesada e que consegue cobrir boa parte das imperfeições, inclusive peles irregulares. É indicada para pele normal e seca e precisa ser bem espalhada para não ficar com aspecto artificial.

Base em pó: Sim, também temos uma versão de base em pó, que é perfeita para peles oleosas, pois dá um acabamento de pele de boneca e segura muito bem a oleosidade. Apesar de ser uma base, a base em pó é mais utilizada para finalizar a pele por cima (de uma base líquida, por exemplo), como se fosse um pó compacto.

 Sobre a Cobertura da Base

base

Atualmente podemos definir uma base como Cobertura Leve, Média e Alta.

Cobertura Leve: É a versão mais simples da base, cobre levemente a pele, deixando a mesma mais bonita e com aparência beeem natural, é ótima para o dia a dia, porém não cobre boa parte das imperfeições da pele (espinhas, manchas, olheiras e etc).

Cobertura Média: É talvez a mais utilizada entre as mulheres, mesmo no dia a dia (muito mais do que a leve). A base de cobertura média é um meio termo entre a leve e alta (óbvio kkk), cobre uma grande parte das imperfeições e ainda consegue manter o aspecto natural na pele.

Cobertura Alta: Se for uma base com cobertura alta de verdade (porque muitas vezes a empresa vende uma base como alta cobertura sem ser), ela vai cobrir quase todas as imperfeições da pele sem que precise ou precise muito pouco do uso do corretivo. A grande desvantagem da base de alta cobertura é: A pessoa precisa saber realmente usá-la. No geral as bases de alta cobertura são mais grossas, densas, sendo muitas vezes necessário diluí-las (obviamente que há exceções e algumas que são alta cobertura, mas não precisam ser diluídas) para obter um acabamento natural na pele, e quando a pessoa não sabe fazer este procedimento da maneira correta, a base termina pesando na pele e ficando com um aspecto de pele muito carregada/rebocada.

Bases e efeitos

base

Matte: Uma das mais comercializadas no Brasil devido ao clima, a base matte um efeito seco na pele, o que na maioria das vezes permite uma maior durabilidade. Mas atenção: Não é indicada para pele oleosa ou mista (na pele mista deve ser aplicada apenas nas partes oleosas), além disto também não é indicada para peles maduras, que no decorrer do tempo perde colágeno e fica naturalmente seca.

HD: A base HD é na verdade uma tecnologia em que permite cobrir todas as imperfeições da pele sem deixar a pele com aparência pesada/rebocada. Foi desenvolvida para auxiliar o trabalho dos maquiadores com a chegada dos vídeos e fotos em HD que denunciava todas as imperfeições da pele da pessoa. Inclusive já falei sobre uma base HD por aqui que é acessível e dá conta do recado, vocês podem conferir no post Testei: Resenha base HD Vult.

Hidratante: É o oposto da base matte, não possui o efeito seco e é indicada para peles secas, que ressecam ainda mais com o uso da maquiagem. A base em seu efeito hidratante (ou não matte), não vai craquelar na pele seca.

#DicaDaTagarela: Se quiser usar a base matte com a pele seca ou mista, hidrata a pele nas partes em que são secas antes de aplicar a base. 🙂

Como aplicar?

base

Imagem de reprodução

Diante da infinidade de pinceis e esponjas de maquiagem, esta é outra grande dúvida de muita gente: Como aplicar? O que usar? Pincel? Esponja? Mão?

Apesar de muita gente seguir fielmente algumas regras neste quesito, vou afirmar que para isso não deve haver regras.

Existem vários formatos de pinceis e esponjas e alguns absorvem muito e desperdiçam o produto e outros não, portanto o segredo é TESTAR.

Teste aquela sua base preferida com os tipos de pincel de base que você possui e com as esponjas também, e se possível, também teste com a mão!

Já ocorreu comigo há tempos atrás de não conseguir ter o acabamento perfeito nem com pincel e nem com esponja (pois a base com eles ficava acumulando em alguns pontos da pele) e ter esse acabamento ao espalhar a base com os dedos. Portanto não dá pra afirmar que o melhor é um ou outro, pois vários fatores contribuem para isso: O tipo, cobertura e efeito da base e a sua pele.

Por isto digo sempre: Teste. Teste tudo, teste todas as versões e veja o que se adéqua melhor a sua pele. Ahhhh… E nada de testar a base no pulso ou na mão, se você usa a base na pele do rosto, é nela que deve testar. 😉

 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.