imagem de reprodução

No segundo post aqui no Blog do nosso quadro #SOSTagarela (pra quem não viu o primeiro, confere aqui: Cronograma Capilar), ela, a tão falada e famosa Reconstrução Capilar. Afinal, por que esse processo é tão importante para o cabelo?
O próprio nome ao meu ver já denuncia o que é exatamente a reconstrução. Imagina uma casa que acabou de passar por um furação intenso. Se a mesma ainda existir, provavelmente estará toda revirada, faltando teto, algumas paredes e muitos móveis, teremos janelas quebradas e uma estrutura muito frágil, correto?
Basicamente o mesmo ocorre com o nosso cabelo após algum processo de agressão muito forte aos fios. O cloro da piscina, o sol, o sal da água do mar, calor de secador e chapinha e principalmente produtos químicos como descolorantes e tintas, tendem a remover todas as vitaminas, oleosidade natural do fio e a deixá-lo mais fino e frágil, exatamente como a estrutura da casa citada como exemplo.

 

O que é exatamente a reconstrução capilar?

imagem de reprodução

A reconstrução nada mais é do que uma técnica que vai literalmente reconstruir os fios que foram severamente danificados, renovando o cabelo e criando camadas de proteção para que o mesmo fique mais forte e protegido.
Os produtos utilizados para reconstrução capilar, vão cuidar do fio de dentro pra fora, fechando as cutículas do cabelo e deixando-os com mais brilho e maciez. Em geral, as linhas de reconstrução são ricas em queratina, proteínas e silicones, para promover justamente este resultado, e são produtos para cabelos extremamente danificados, ressecados e sem brilho.

 

Sobre a reconstrução no cronograma capilar

A reconstrução é um dos 3 passos utilizados no cronograma capilar e como mencionei no primeiro post do #SOSTagarela, dependendo do grau de danificação do fio, é extremamente importante que a reconstrução seja o primeiro passo a ser aplicado no cronograma, pois uma vez que o fio foi severamente danificado, o mesmo pode partir no momento da aplicação de uma escova ou chapinha, por exemplo.

 

Produtos para reconstrução capilar da Hanova

hanova

hanova

Atualmente há uma infinidade de linhas específicas para reconstrução, que em sua fórmula já possuem os componentes ideais para tratar dos fios reconstruindo-os da maneira correta. E por coincidência, andei testando e aprovando 3 produtos de uma mesma marca no no final de dezembro, após fazer retoque das minhas mechas. Foram eles o Shampoo e Condicionador da linha R-xtreme da Hanova, que é uma linha específica para reconstrução capilar + a Queratina da mesma marca.

 

Como utilizei cada produto

hanovahanova

Dias após o retoque de mechas, passei a fazer uso inicialmente do shampoo e condicionador, intercalando as lavagens e dando um intervalo de 48h entre elas com esses dois produtos + a Máscara de Reconstrução da Magic Color, já citada aqui no Blog por meio do post: Cronograma Capilar.
Tanto o shampoo quanto o condicionador não deixam necessariamente os fios mais macios, como imaginei que fossem ficar, o que me fez duvidar inclusive da qualidade e bom funcionamento do produto. Porém, já na primeira vez de uso, é notório o quanto esses dois produtos agem no fio severamente danificado, que ganha uma encorpada, uma boa reposição da massa capilar que foi perdida no processo químico das mechas.
Bastou utiliza-los apenas 3 vezes para perceber que aquele fio fininho e frágil adquirido pós descoloração, ficou forte, mais pesado, e claro, no terceiro dia de uso, o brilho e maciez começa a voltar aos fios.
Já no caso da Queratina, usei-a como finalizador, aplicando nos fios ainda molhados e passando o secador entre eles para ativá-la, uma vez que a mesma possui a função de ativar no calor.
Fiz uso dela apenas 2 vezes, uma vez em cada semana, para obter resultados satisfatórios principalmente nas pontas dos fios, que ficaram bem ressecadas pós descoloração e que atualmente já aparentam ter passado por alguma agressão.

Dica da Tagarela

Neste passo de reconstrução, recomendo o uso da Máscara de Reconstrução para auxiliar e potencializar os resultados, uma vez que ela possui uma concentração maior dos componentes que vão restaurar os fios, e se o cabelo estiver extremamente danificado, recomendo que acrescente um pouco de óleo de coco na máscara e deixe a misturinha agindo nos fios por uns 10 minutos em média, o resultado fica ainda melhor!

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.