Toda vez que falo sobre Cronograma Capilar aqui ou em minhas redes sociais (me segue lá no Instagram e Fan Page do Blog,que produzo conteúdo diariamente e exclusivo por lá), sempre surgem dúvidas de pessoas que ainda não entendem muito bem o poder do Cronograma Capilar na saúde dos fios. Durante algumas pesquisas que promovi para tentar ajudar a todos da melhor maneira possível neste tema, pude perceber que a grande maioria não segue um Cronograma Capilar e os que seguem, tendem a repetir algum Cronograma já montado que encontra na internet, sem procurar saber se o mesmo funciona de fato para o tipo de cabelo que a pessoa possui.

Pensando nisto, o post de hoje é acima de tudo, para sanar de vez toda e qualquer dúvida sobre este tema, e orientar todas que me seguem a criarem seus próprios Cronogramas Capilares a partir das necessidades e particularidades de cada cabelo, mas se ao final deste post, você ainda tiver alguma dúvida, desde já te aviso que podes deixar nos comentários deste post, que te retornaremos. 🙂

 

Identifique o tipo e as características do seu cabelo

imagem reprodução

Antes de pensar em aderir um Cronograma Capilar, é primordial que você identifique algumas questões, e no caso deste primeiro tópico são duas questões: O seu tipo de cabelo e características que ele possui. Se seu cabelo é liso, ondulado, cacheado ou crespo. Se ele é um cabelo normal, misto, oleoso ou seco e se o fio é fino ou grosso. Tudo isto irá te auxiliar para criar um Cronograma Capilar que de fato funcione e deixe seu cabelo bonito e saudável, portanto fique muito atenta aos detalhes do seu cabelo enquanto características, e também a sua rotina diária com ele, que será o próximo ponto a ser discutido no tópico a seguir.

 

Pense e anote toda sua rotina capilar

imagem reprodução

Você faz uso de alguma química? Tintura, descolorante, químicas de alisamento? Faz uso de secador, chapinha ou qualquer outro produto que leve calor aos fios? Costuma lavar com que frequência? Expõe muito ao sol, praia ou piscina? Faz uso de matizadores? Se sua resposta for sim para uma dessas perguntas também anote esta informação e leve-a com você na hora de montar seu Cronograma Capilar.

Agora sim, o Cronograma Capilar

imagem reprodução

Para quem ainda não sabe o que é um Cronograma Capilar, de forma simples e resumida, podemos dizer que, ele será um passo a passo de cuidados para manter os fios fortes e saudáveis, dando TUDO o que ele precisa. (Para mais detalhes a respeito do Cronograma Capilar, acessem o post Cronograma Capilar). Se você consegue montar um bom Cronograma Capilar, dificilmente irá precisar de produtos e tratamentos rápidos, os famosos produtos SOS, pois o Cronograma Capilar serve justamente para tratar os fios de forma completa, e é um dos melhores aliados para quem vive tingindo os fios ou expondo-os a qualquer outra situação que danifique demais o cabelo.

O Cronograma Capilar basicamente é composto por 3 etapas: A Reconstrução, Nutrição e Hidratação. E ao contrário do que MUITA gente pensa, não existe necessariamente uma ordem certa para o passo a passo, pois o que definirá esta ordem será o tipo e necessidades do cabelo, que podem levar a um cronograma único e que dificilmente outras pessoas poderão seguir, apenas você.

E se você não sabe exatamente do que o seu cabelo está precisando, basta fazer o famoso teste do copo com água: Encha um copo com água e solte um fio do seu cabelo. Se o fio boiar, significa que o cabelo precisa de hidratação, se ele ficar mais ou menos no meio do copo, ele precisa de nutrição, e se afundar, de uma boa reconstrução.

imagem reprodução

A Reconstrução: A Reconstrução Capilar, como o próprio nome já entrega, é o passo que vai reconstruir o cabelo, ou seja, vai regenerar todo aquele fio que sofreu algum dano em algum momento de sua vida. Todo cabelo precisa de reconstrução, pois até as coisas mais simples, como exposição ao sol e uso de secador, podem ir aos poucos danificando os fios, porém alguns tipos de cabelo, em determinadas situações, necessitam mais de reconstrução do que outros. Um cabelo que passa por muito uso de química, matizadores, sol, calor e banhos de mar e piscina, são cabelos que precisam mais de reconstrução, portanto se uma dessas situações é o seu caso, insira a reconstrução como passo inicial em seu Cronograma Capilar.

Ao contrário do que MUITA gente recomenda no processo de montar o Cronograma Capilar, que é começar o cronograma com a hidratação, eu sempre recomendo que se inicie o cronograma com a reconstrução, se o seu cabelo estiver em uma das situações citadas acima. E se este for o caso, dependendo do quão danificado estiver o seu cabelo (ex. aspecto palha, muito ressecado, sem querer definir de jeito algum e com muito frizz e pontas duplas), recomendo também que dobre a quantidade de vezes da reconstrução, ou seja, se você lava os fios 2 vezes na semana, na primeira semana faça uso de linhas de reconstrução, nas duas lavagens, e da segunda semana em diante, siga seu cronograma capilar.

Você pode fazer uso de linhas específicas de Reconstrução ou criar a sua própria reconstrução caseira, pois ao contrário do que muitos dizem, não é só a queratina que é capaz de reconstruir os fios, proteínas e aminoácidos em geral possuem ótima ação reconstrutora, como a proteína do ovo e do trigo, ou os aminoácidos arginina, cisteína e serina. Além disto, outro grande aliado no processo de reconstrução dos fios é o D-Pantenol, pois ao contrário do que muitos pensam, além da ação hidratante ele possui ação regeneradora (não é a toa que é indicado nas pomadas Bepantol para usar nas tatuagens recém feitas), portanto pode ser usado nas duas etapas do cronograma capilar.

imagem reprodução

A Nutrição: A Nutrição Capilar é a reposição de óleo aos nossos fios. TODO cabelo precisa de nutrição, porém não na mesma frequência e quantidade. Cabelos oleosos, por exemplo, vão precisar muito pouco desta reposição, cabelos normais irão precisar um pouco mais e em cabelos secos, a nutrição será a sua melhor amiga. Se seu cabelo possui característica de seco,  ou seja, o couro cabeludo quase não produz óleo, e isto faz com que o cabelo nunca tenha forma ou brilho, agarre-se a nutrição capilar em seu cronograma, pois seu cabelo irá precisar muito mais de nutrição do que da hidratação. No geral, alguns cabelos ondulados e praticamente todos os cabelos crespos e cacheados são os que mais precisam da nutrição, porém isto não quer dizer que não há cabelos lisos que são secos.

Para a Nutrição Capilar, os componentes são mais simples: Linhas de cabelo a base de óleo ou óleos vegetais. Óleo de coco, óleo de rícino, óleo de oliva, óleo de argan, óleo extraído do abacate ou de outras frutas e etc.

imagem reprodução

A Hidratação: A Hidratação Capilar é o processo de devolver a umidade natural dos fios, pois todo cabelo retém umidade, porém aos poucos ela vai se perdendo na exposição diária que o cabelo sofre. A hidratação capilar é um passo mais simples do que as demais, porém se não é feita da maneira correta ou suficiente, o cabelo fica sem vida. Todo tipo de cabelo precisa de hidratação e é o passo a passo do Cronograma Capilar mais utilizado nos cabelos saudáveis. Para a Hidratação você vai precisar de componentes que retenham água nos fios, e é por isto que o D- Pantenol é muito citado nesta etapa, pois ele consegue manter essa retenção de água, auxiliando na umidade dos fios e promovendo uma boa hidratação. Mas além dele, há uma série de componentes naturais e bem fáceis de encontrar em casa, que podem te auxiliar numa boa hidratação capilar: Frutas que possuem retenção de água em geral, como abacate, banana, mamão e uva, são ótimas para máscaras capilares naturais, e o iogurte, a Babosa e o mel são outros ingredientes naturais, fáceis de encontrar e que conseguem hidratar profundamente os fios. Além disto, se você encontrar produtos de cabelo que indicam esses ingredientes em sua composição, também podem aderir desta forma.

Agora vamos a montagem do Cronograma Capilar

imagem reprodução

Vou usar como exemplo o meu cabelo, citando cada característica, rotina e particularidade dele, para vocês entenderem.

Tenho cabelo ondulado, naturalmente e extremamente seco (meu cabelo só dá sinais de oleosidade após quase 1 semana sem lavar, pra vocês terem ideia) e volumoso, com tendência a ressecamento pelo processo de descoloração e matização do loiro (pra quem não sabe a diferença de um cabelo seco para um cabelo ressecado, clica AQUI), mas também por uso de calor (secador ou chapinha), e agora no verão, muito sol e praia. 

Logo, minha rotina de cuidados em meu Cronograma Capilar é sempre: Reconstrução + Nutrição em maior quantidade e Hidratação em menor quantidade. A reconstrução vai fortalecer e não deixá-lo ressecado e a nutrição vai repor todo óleo que meu couro cabeludo não produz para o meu cabelo, deixando-o com menos volume, com brilho e definido. Já a hidratação, vai repor a umidade que ele precisa, mas que não é tão urgente. Desta forma eu consigo não só ter um cabelo bonito, mas também um cabelo saudável.

Logo, meu Cronograma fica: 

Primeira semana: Reconstrução + Reconstrução + Nutrição;

Segunda semana: Reconstrução + Nutrição + Nutrição;

Terceira semana: Nutrição + Nutrição + Hidratação;

Quarta semana: Nutrição + Hidratação +Nutrição;

Meu foco sempre será maior na Reconstrução na primeira semana, para fortalecer os fios e o restante das semanas na Nutrição, que definitivamente é o que ele mais precisa, diante da produção quase zero de oleosidade. 

Devo lembrar que, este Cronograma Montado aqui, é todo voltado para as necessidades e particularidades do meu cabelo, e a ideia deste post é sanar todas as suas dúvidas, para que você comece a criar seu próprio Cronograma Capilar.

Portanto agora é com vocês: Deixarei aberto os comentários deste post para quaisquer dúvidas que surgirem, e também para quem tiver criado seu próprio Cronograma Capilar, me contar depois o que achou de tudo, fechado?

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.