Por muito tempo carreguei a crença de que para ter uma excelente foto do meu trabalho com maquiagem precisaria ter a melhor câmera, com o melhor tipo de lente do mercado, e hoje afirmo que não é bem assim que as coisas funcionam. É claro que uma câmera profissional ou semi (como é o meu caso) ajuda MUITO na qualidade da imagem, mas isto não quer dizer que sem ela, não podemos produzir uma foto incrível e que mostre todos os detalhes daquela produção de maquiagem tão rica que passamos horas elaborando.

A verdade é que existe um fator determinante quando o assunto é fotografia de maquiagem: A luz.

O tipo de luz, a posição que ela se encontra perante a modelo a ser fotografada, a temperatura e tonalidade, entre outras questões, são fatores que devem ser levados seriamente em consideração na hora de se preparar para fotografar uma maquiagem.

E foi pensando nisto que decidi compartilhar aqui algumas dicas e truques de como melhorar as fotos do seu trabalho com maquiagem, garantindo uma ótima qualidade nelas, sem necessariamente ter que investir em um kit completo de equipamentos profissionais de fotografia.

Luz direta mais atrapalha do que ajuda

Maquiagem Luz

Na fotografia aprendemos os conceitos de luz direta e indireta. Luz direta é aquela que está direcionada diretamente ao objeto/pessoa que queremos fotografar, já a indireta é a luz que ilumina todo o ambiente, sem estar diretamente direcionada ao ponto/objeto a ser fotografado.

E para a maquiagem a luz direta pode ser o terror dos maquiadores. Motivo: Ela promove o famoso “maquiagem estourada”, que é aquele aspecto de o rosto estar exageradamente mais claro do que o restante da pele do corpo, e acreditem, nem sempre isto acontece porque o tom da base está errado ou porque tem pó demais na pele, na maioria das vezes o motivo é excesso de luz direta na modelo.

Na hora de fazer uma foto, evite flashs diretamente no rosto ou pontos de luz diretos, como luminárias, por exemplo, pois quando o assunto é fotografar maquiagem, o ideal é que possamos difundir a luz, ou seja, espalhar, de modo que todo o ambiente e ponto a ser fotografado fiquem iluminados.

Use pontos de luz estratégicos em vez de luz direta

Maquiagem Luz

Nunca coloco uma luz direta e sozinha na hora de produzir uma foto de maquiagem, em vez disto, opto sempre por difundir a luz e colocar mais de um ponto de luz posicionados estrategicamente para iluminar todo o local a ser fotografado. Assim, consigo garantir que meu rosto estará inteiro iluminado, e os detalhes da maquiagem serão mostrados na foto. Se colocamos apenas um único ponto com luz direta, acontece o que já foi mencionado acima, se você coloca um ponto de luz indireta, você terá uma boa qualidade nas suas fotos, mas se você posiciona dois pontos de luz, em posições diferentes, terá a certeza de que todo o rosto estará iluminado e que não haverá sombra na maquiagem.

Além disto, quanto mais pontos de luz, melhor sairá a foto quanto aos detalhes da maquiagem, será possível ver por exemplo, a cintilância da sombra, o contorno e iluminação feitos no rosto, entre outras questões, que nem sempre aparecem na foto devido a precariedade da luz.

Fotos com boa qualidade pelo celular

Maquiagem Luz

E aí entra uma questão que sempre discuto em minhas redes sociais: Fez uma maquiagem de qualidade impecável, mas na foto ela não saiu nem metade do que realmente está?

A luz que você está utilizando pode ser o principal motivo para isto acontecer. Quanto mais luz você tiver, iluminando o o rosto da modelo, melhor será a qualidade da sua foto, e a prova disto são as fotos abaixo feitas a partir do meu Iphone SE (primeira versão), que nem possui uma super câmera, mas conseguiu captar por exemplo o contorno e iluminação que fiz na pele, o brilho da sombra super cintilante, os detalhes dos cílios postiços, tudo isto graças a quantidade de luz que posicionei para realizar a foto.

Maquiagem Luz Maquiagem Luz

E aqui vão dicas simples e práticas para quem usa o celular:

  • Use sempre a câmera de maior resolução, se sentir dificuldade de se fotografar com a câmera traseira, usa um espelho para te ajudar a encontrar os ângulos.
  • Limpe a lente da câmera TODAS as vezes que for usa-la, a menor sujeira que estiver na lente pode prejudicar a qualidade da sua foto.
  • SEMPRE edite suas fotos, sejam elas pelo celular ou por uma câmera profissional. Isso ajudará a chegar o mais próximo possível da versão que estamos visualizando com nossos olhos.
  • Melhore a “nitidez” da foto por apps de edição. A nitidez é a função responsável por mostrar os detalhes da imagem, portanto quanto mais nítida a imagem for, mais você poderá ver os detalhes da maquiagem.
  • Não tem dinheiro algum pra investir em luz? Use a luz natural! Mas lembre-se: Nada de colocar “a cara no sol” literalmente, afinal, a iluminação deve ser indireta. Portanto, usa uma janela de um cômodo da casa que é bem iluminada, varanda ou até mesmo vai pra frente daquela porta de vidro que fica na entrada do estabelecimento da tua loja e que deixa o ambiente bem iluminado.
  • Quer gastar pouco, e ter luz de qualidade? Procura no Youtube por “softbox caseira”, que é um tipo de iluminação de studio perfeita para fotografar maquiagens, é super fácil de fazer e você irá gastar pouquíssimo.
  • Gambiarras são sempre bem vindas: Sabe aquela luminária de estudo que você tem em casa? Pega um pedaço de tecido fino branco e dá um jeitinho de difundir a luz nela, que o efeito fica bem parecido.

Use luz neutra se quiser que a foto fique o mais fiel possível ao que você está vendo

Atualmente há uma variedade incrível de modelos de ring light (iluminação em formato de círculo) que se encaixam em todo tipo de orçamento e necessidade, e esse tipo de luz é ótima para fotografar maquiagem, pois ela não direciona a luz diretamente, difundindo bem e iluminando todo o rosto.

  Mas com o barateamento deste formato de luz, começou a surgir uma outra questão: A temperatura e tonalidade de luz usada pelas ring lights. A grande maioria vem com 3 tipos de temperatura: A fria, quente e neutra. A luz quente realça peles e maquiagens em tonalidades quentes, porém pode alterar a cor da produção de make feita por você. Do mesmo modo acontece com a luz fria, portanto, na hora de escolher um tom, se seu objetivo for ser o mais fiel possível ao que seu olho está vendo, opte por uma luz neutra, que vai equilibrar tudo e mostrar o mais próximo do real.

Agora é com vocês: Quem aqui curte conteúdos com foco em aperfeiçoamento do trabalho como maquiador(a), envolvendo não só técnicas de maquiagem, mas também como gerenciar seu negócio e melhorar a qualidade de suas imagens para seu portfólio? Me deixem saber aqui nos comentários, pois estou preparando algo muito especial pra quem quer conteúdos assim. 🙂

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.