Quando pensamos no nome Disney automaticamente as imagens dos nossos desenhos animados preferidos e todo sonho e imaginário construído na divulgação dos parques temáticos da empresa, vem a nossa mente com uma doce lembrança e vontade de voltar a infância.

Mas além da fantasia e de todo entretenimento que a Disney é capaz de trazer a vida de qualquer pessoa, o criador desta empresa, Walter Elias Disney (ou Walt Disney, como é conhecido), foi capaz de inspirar diversas pessoas no ramo do empreendedorismo e negócios, com toda sua trajetória, ao tentar lançar uma empresa de desenhos animados, numa época em que as poucas que existiam já faziam sucesso absoluto, e quando nem sua própria família acreditava que o mesmo fosse capaz de conseguir.

Walt foi muito além do que ele mesmo almejava para sua vida profissional, alcançando sonhos que para muitos poderiam ser considerados impossíveis, e por isto mesmo, decidi listar aqui, meus principais aprendizados com Walt Disney, e que hoje carrego comigo em cada novo projeto que possa vir a desenvolver com o meu trabalho. Alguns deles são bem clichês, confesso, mas com o passar dos anos, pude perceber que mesmo aqueles ensinamentos repetitivos, que ganham o título de clichês, nem por isto perdem seu valor, essência ou deixam de funcionar em sua aplicação.

 

Acreditar

Um dos diferenciais de Walt em quaisquer que fossem os seus objetivos, é que ele acreditava fielmente em seus sonhos e de que era possível realizá-los, mesmo quando NINGUÉM mais fosse capaz de acreditar. O acreditar é tão transformador na vida de uma pessoa, que pode ser capaz de impulsionar ou destruir o sonho e projeto de alguém. Como assim?

Cada vez mais somos ensinados desde pequenos a seguir um exemplo, um modelo que devemos tomar para si como referência para nossas conquistas, mas nem sempre estes modelos cabem ao que de fato sonhamos ou almejamos para o nosso futuro. Quantos de nós não já tivemos um grande desejo, que foi silenciado por uma frase desmotivadora de um parente ou amigo, com um “você sonha alto demais”?

Walt desde criança sonhava com os desenhos que produzia, porém não teve o apoio que desejava entre pessoas importantes da sua família, como seu próprio pai, e isto com certeza em vários momentos de sua vida foi algo que o confrontou, mas não o deixou de acreditar em tudo aquilo que ele sonhava para sua empresa de animação.

Acreditar em seus sonhos é muitas vezes o que falta para algumas pessoas fazerem seu negócio alavancar, pois qual projeto pode ser bem executado se nem seu próprio criador é capaz de acreditar em sua execução? Não é a toa que muitas formações de Coach trabalhavam com esta perspectiva, pois muitos de seus clientes são pessoas que tem um imenso potencial para emplacar projetos incríveis, mas não acreditam que sejam capazes de fazê-los. Este é inclusive o maior princípio do curso Efeito Orna, criado pelas irmãs Alcântara e com várias referências claras ao Coach.

Para Walt Disney “desistir” era uma palavra que não existia em seu vocabulário, e apesar de ter ido a falência com sua primeira empresa e ter tido vários altos e baixos que quase levou a Dsiney Company também a ruína, Walt nunca deixou de acreditar em seus sonhos e metas.

 

Sempre termine o que começou

imagem reprodução

Não importa quais sejam os resultados que um projeto siga, nunca deixe nada pela metade. Termine o que você começou com  a mesma excelência e qualidade ofertada em seu início. Quando Walt iniciou o projeto de animação da série Alice no país das maravilhas, várias dificuldades e empecilhos o cercaram, levando sua empresa a completa falência e o deixando vagar pelas ruas dos EUA, com fome, frio e sem nenhuma perspectiva de mudança e melhora. Ainda assim, Walt acreditou tanto no projeto Alice, que decidiu terminá-lo mesmo sem sua empresa e sem um comprador para o projeto, dando a mesma atenção e qualidade que ofereceu a Alice no início de sua criação.

E foi este projeto inicialmente ignorado de Alice no país das Maravilhas, que fez Walt continuar no ramo de animação e criar uma nova empresa, tendo auxílio de seu irmão na administração financeira.

Nunca saberemos o que o futuro de um projeto nos reserva, mas além disto, terminarmos toda e qualquer atividade que iniciamos, também é um ato de respeito a todas as pessoas envolvidas no projeto que depositaram confiança em nós naquele momento.

 

Ofereça o seu melhor em cada trabalho que se envolve

Walt nunca quis entregar um trabalho mediano com o nome Disney, nem no auge de sua empresa, quando a Disney Company já faturava milhões. Walt buscava sempre aperfeiçoar técnicas e oferecer o melhor aos seus clientes, e foi sua busca pela perfeição e excelência, que fez a Disney se tornar referência em vários setores. O dinheiro nunca foi o mais importante para ele, e sim como a Disney iria impactar na vida de seus clientes, que sentimentos iriam proporcionar, portanto não importava qual fosse o projeto, se não estivesse ao nível que Walt havia imaginado para as pessoas, tudo seria refeito do zero, se necessário.

Oferecer o melhor em todo projeto que for ser colocado em prática não significa necessariamente atingir a perfeição com aquele projeto, e sim trabalhar para dentro de tudo aquilo que possui no momento, ofertar o melhor, dando toda sua atenção e comprometimento para que o mesmo seja executado em sua excelência. É buscando oferecer o melhor em cada trabalho que executa, que aos poucos vamos evoluindo e melhorando cada vez mais a qualidade do nosso trabalho.

Walt levou isto tão a sério, que por vezes, esta forma de trabalhar o fez refazer muitos de seus trabalhos mais famosos, como o filme Pinóquio, que alcançou um nível de qualidade em animação jamais vista na época.

 

Tenha coragem e ousadia

Ter coragem não se trata apenas de se jogar no mundo, buscando executar um sonho, e sim de saber que haverão riscos e que ainda assim estaremos dispostos a enfrentá-los. Walt teve a coragem de se arriscar num meio profissional em que já existiam grandes nomes a frente da animação, assumindo todos os riscos que poderiam vir com o processo. Mas ele também teve ousadia, uma grande ousadia na hora de promover o seu trabalho

Em diversos momentos a sua ousadia o levou a contactar grandes empresas, para apresentar possíveis propostas de trabalho, que no fim terminaram sendo aceitas. E se não fosse a ousadia de Walt de querer produzir um material de qualidade, talvez sua empresa nunca teria se tornado referência mundial de animação, alcançando possibilidades que até então jamais haviam sido cogitadas e valorizadas, como por exemplo produzir um filme de animação de longa metragem, sendo o primeiro obra da Disney (Branca de Neve e os sete anões), que enquanto Walt ousou e acreditou que um longa em animação fosse capaz de ganhar o apreço do público, muitas empresas acreditavam que ninguém jamais pagaria para ficar tanto tempo numa sala de cinema assistindo a um desenho animado. E isto nos leva ao quinto e último aprendizado que gostaríamos de destacar aqui.

 

Pense fora da caixa

Pensar fora da caixa é enxergar além do que a maioria tende a seguir e executar. As ideias consideradas mais malucas e sem sentido, na verdade podem ter mais sentido do que imaginamos e é a partir disto que surgem verdadeiros projetos originais e autênticos, capazes de revolucionar o mercado profissional a qual você pertence. Walt em diversos momentos foi contrário ao que a grande maioria acreditava ser o certo, e a prova disto é o longa metragem “Branca de Neve e os sete anões”, os produtores de animação da época até então só haviam produzido curtas de animação por acreditar que ninguém teria interesse de passar muito tempo dentro de uma sessão de cinema para assistir a um filme de animação, enquanto o Walt não só enxergou uma possibilidade de fazer diferente, como de produzir algo completamente novo e inovador. O cuidado que se teve para produzir um filme que encantasse o público em todos os sentidos foi tão grande, que Branca de Neve vendeu milhões de dólares, mesmo quando na época um ingresso de cinema custava centavos, rendeu prêmios e um lucro tão surpreendente, que conseguiu financiar uma nova estrutura para a empresa Disney. Até hoje é uma das produções Disney mais aclamadas e um de seus clássicos mais valiosos.

Portanto o que podemos tirar disto tudo é: Não tenha medo de pensar diferente do mercado profissional a qual você pertence, pois ser diferente não é ruim, pelo contrário, as vezes ser diferente e não seguir o fluxo em que a maioria se encontra pode ser o que falta para você criar algo verdadeiramente original e que se torne um sucesso.

 

 

 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.