Vocês perdoam a resenha da Paleta BT Peony tardia, mas que finalmente chegou por aqui? 😅😅 A paleta Peony foi entregue junto com outras compras e recebidos, em plena semana de Natal, quando eu estava péssima, no auge de uma gripe 😥, então acabou ficando encostada e no meio dos acumulados para testar e produzir conteúdo, e esqueci completamente dela.

Massss, “habemus” resenha, e talvez uma das resenhas de paleta mais extensas e completa que já tivemos por aqui, portanto, sem mais delongas, vamos a analise completa, para vocês entenderem os motivos que me trouxeram a essa SUPER resenha.

Informações sobre a Paleta BT Peony

Resenha Paleta BT Peony Resenha Paleta BT Peony

Resenha Paleta BT Peony

A paleta de sombra BT Peony segue o modelo que a Linha Bruna Tavares possui com relação as suas coleções de flores e paletas em alguns aspectos.

Ela manteve o padrão de 9 tonalidades de sombras, que se misturam entre sombras matte e sombras brilhantes. Também manteve o formato e estilo que as outras paletas possuem, porém com alguns upgrades: A embalagem da BT Peony está mais robusta, pesada, e foi adicionado nela um espelho.

Sobre as sombras Matte: São suaves, não entregam uma super pigmentação e aderência em swatch na pele, e são um pouco secas. Foram feitas e pensadas para construir um olho adicionando camadas e aderindo a pele de uma forma mais natural, respeitando a textura da pele, mas são bem diferentes das sombras matte das duas paletas anteriores, principalmente da SunFlower.

Sombras Cintilantes: Possuem brilho fininho e sofisticado, com fundo de cor levemente transparente, e lembram MUITO as sombras brilhantes de algumas paletas da marca gringa Colourpop, que tem exatamente essa pegada, porém mais secas. É importante frisar que elas não são o tipo de sombra super macia, que desliza facilmente num swatch na pele, porém aderem SUPER bem, transferindo toda pigmentação pra pele no swatch, enquanto que as sombras matte literalmente ficam no dedo e não repassam, pois aderem no primeiro contato. A sensação que as sombras brilhantes desta paleta passam é de pigmento fininho, puro e prensado, você consegue enxergar os flocos de brilho e pigmento.

Pontos Positivos da Paleta 

Resenha Paleta BT Peony

Resenha Paleta BT Peony Resenha Paleta BT Peony

comparando algumas sombras brilhantes de Peony com uma paleta da Colourpop

As sombras brilhantes! Apesar de muita gente ter criticado o fato delas serem secas, eu realmente gosto deste tipo de proposta de sombra, que fica um brilho bem fininho e sofisticado, aderindo a pele como se fosse um pigmento, e procuro muito por esse estilo de sombra quando compro paletas nas gringas, pois elas performam muito bem e dão um ar chique a produção. Quando aplicadas com o dedo, entregam TODA cobertura e super brilho, quando aplicadas com pincel, ficam ainda mais finas e delicadas, com brilho suave, como se fosse um pigmento solto ou “pó de noiva”.

Além disso, podem se facilmente utilizadas como um iluminador, pois seu brilho fininho não marca na pele e deixa um glow incrível, parecendo um iluminador de fórmula rica.

Pontos Negativos da Paleta 

Resenha Paleta BT Peony

Tive que aplicar as sombras matte várias vezes, fazendo atrito no braço, para construir essa camada da foto (tem vídeo em meu instagram mostrando a fixação e aderência dela)

Aqui teremos problemas… Eu amo e defendo a Linha Bruna Tavares há anos, desde quando nem era famosa, e quem me acompanha há mais tempo, sabe disto, mas a BT Peony  não superou minhas expectativas, pelo contrário, ela me decepcionou bastante como consumidora e fã da marca.

As sombras matte são muito secas, totalmente diferente das sombras das duas paletas anteriores. As sombras matte da Paleta Red Rose são levemente secas, mas entregam TUDO em pigmentação e aderência, esfumando de uma forma linda na pele. As sombras matte da paleta BT SunFlower são uma manteiga aveludada de tão macias, esfumam quase que sozinhas, de modo que até uma pessoa que não tem nenhuma experiência com esfumados, consegue trabalhar muito bem com ela.

Resenha Paleta BT Peony

Já as sombras da BT Peony são secas e de aderência terrível. Elas fixam no pincel e no dedo, mas quando você tenta transferir do pincel pra pele ou do dedo pra pele, ela simplesmente não sai. Num swatch por exemplo, você tem que fazer força, esfregar fazendo atrito mais forte para ela soltar, e no olho é necessário ir construindo camadas para a sombra pigmentar e ficar bonita. E é justamente nesta hora que você pensa: Cadê aquelas fórmulas incríveis das outras duas paletas, por que não repetiram na paleta que tem a cartela de cores mais linda de BT até hoje?!

Entendo que a marca quis mais uma vez inovar, já que era um lançamento super esperado, e trazer uma outra proposta e estilo de sombras, uma sombra que você constrói camadas para criar a sua produção, mas vamos lá:

Se em duas paletas de BT já lançadas, a marca entregou sombras super pigmentadas, que fixam e aderem incrivelmente a pele, logo, é esperado do público a marca repetir essa proposta de produto, pois isso se tornou a referência de BT para quem consome os seus produtos.

 Se a Linha Bruna Tavares tivesse apenas repetido uma das outras duas fórmulas nesta paleta, teriam conquistado e agradado mil vezes mais os amantes e consumidores de BT.

Não estou dizendo que as sombras matte não servem para o objetivo que foram criadas, pelo contrário. Ao usá-las num teste de produção, consegui um resultado realmente incrível com elas. Performam MUITO bem quando quem a está utilizando sabe trabalhar com sombras assim. Com as sombras matte de Peony, é necessário ir construindo camadas e esfumando tudo aos poucos, com paciência e mão leve, e eu garanto que o resultado será perfeito. A questão é: No público de BT temos de amantes de maquiagem, profissionais e até pessoas completamente leigas no assunto. Sombras macias e alta pigmentação e fixação  (como as paletas SunFlower e Red Rose) são mais fáceis de esfumar e trabalhar principalmente para quem não tem tanta experiência em esfumados e troca de pincéis. Portanto, quem for usar a paleta Peony, pode sentir dificuldade nestes processos.

E os problemas não param por aí…

As sombras brilhantes vieram com umas marcas em torno delas, como se a paleta estivesse molhada. Claramente dá pra perceber que isso foi um erro entre fórmula e embalagem do produto. Não sei se elas foram pensadas para serem secas ou se eram mais macias e o papel da embalagem literalmente sugou o componente que trazia mais emoliência as sombras.

Quando vi que as sombras estavam assim, e que não era apenas a minha, mas a de várias outras pessoas, incluindo de amigas que compraram junto comigo, entramos em contato com a marca pelo instagram e SAC deles, afinal pensei: E se depois de algum tempo essas sombras mofarem? E se esse erro trouxer daqui uns meses algum problema que prejudique minha pele ou olhos?

A marca não admitiu o erro (que está bem claro que é um erro entre fórmula e embalagem), mas disse que se não nos sentíssemos seguras com a paleta, poderíamos devolver e ter reembolso, ou pegar o valor como voucher e adquirir outros produtos ou mesmo nos enviar uma nova paleta, mas já que a fabricação da paleta BT Peony é restrita a uma certa quantidade por ser edição limitada, corria o risco de recebermos outra paleta molhada igual.

Considerações finais da Paleta BT Peony: Vale a pena?

Não, dentro das condições citadas acima, e se você procura uma paleta fácil de esfumar e com alta pigmentação e fixação, não vale.

Eu amo e admiro demais a linha Bruna Tavares, continuarei comprando os produtos da marca e admiro muito a Bruna, os seus gostos, sua forma de pensar, mas acho que a BT Peony poderia ter sido infinitamente melhor, afinal a marca tem potencial e sabe fazer produtos incríveis e de qualidade impecável.

Ponto 1 do que não deu certo: Falta de comunicação sobre o lançamento

Se a proposta da paleta peony era desde o início ser uma paleta de sombras construíveis e não super pigmentadas como as outras, a marca deveria desde o início, antes de abrir oficialmente as vendas, falar a respeito disto, afim de conscientizar o público sobre o quê exatamente eles estariam comprando.  A Bruna sempre deu spoilers dos produtos e nunca citou isto com relação a peony antes do lançamento, citou apenas após o produto ser lançado e as críticas surgindo. O que gerou decepção em muita gente que comprou a paleta achando que ela teria uma proposta, e  na verdade foi entregue outra.

E isto faz até parecer com que as sombras matte serem desta forma não ter sido proposital, e sim mais um erro. Acompanho os perfis da marca há anos, e super acredito nela com relação a proposta ter sido esta, mas acho que faltou comunicação da marca e da própria Bruna com seu público, particularmente sobre este produto, e no silêncio e ausência de palavras, podemos analisar e supor mil e uma possibilidades.

Ponto 2: O mistério sobre as sombras “molhadas”. Afinal o que foi isto?

Falando em silêncio, não explicar o porquê de várias paletas terem vindo com as sombras brilhantes molhadas, torna tudo ainda mais problemático e complicado, pois a empresa pode ATÉ SABER que isto não afetará a qualidade do produto, nem causará danos a saúde da pele de seus clientes, mas novamente, quando você não se posiciona e não se comunica com o público, uma situação como esta pode gerar medo, receio e diversas outras questões. Houve um erro? Dois ou mais erros? O que é erro e o que foi proposital? A paleta é segura? Por que a marca não se posicionou quanto as sombras molhadas, não queria admitir este erro?

A crítica desta resenha é de uma fã e consumidora, que espera que não levem isso pro pessoal e que analisem o processo como um todo. Cancelar e pegar de volta todas as paletas vendidas, seria um PUTO prejuízo para a empresa, e eu sei bem disto. Mas admitir o erro que houve nesta paleta, principalmente na questão da embalagem molhada, em vez de vender um produto por preço cheio que claramente não está 100%, seria um passo grandioso e de profundo respeito não só com os consumidores de BT, mas acima de tudo com a história de BT que desde que foi lançada é sinônimo de inovação e referência de qualidade no mercado nacional.

Optei por não devolver e ter reembolso da paleta, porque eu AMO BT com todas as forças e sonhei e esperei MUITO por essa paleta, com essa cartela de cores na marca e na minha coleção. Acompanhei TODO processo, spoilers, tudo,  mas definitivamente não indicaria ela para outras pessoas, não do jeito que está.

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.