Se tem alguém que AMA usar Óleo de Coco no cabelo, essa pessoa sou eu. Tenho o cabelo muito seco e o óleo de coco consegue nutrir meus fios de uma forma incrível e única, que quase nenhum outro óleo é capaz de fazer, pelo menos não trazendo os mesmos resultados que o óleo de coco traz. E na busca por uma boa nutrição e cuidado do meu cabelo, passei a testar o óleo de coco de diferentes formas e aplicações, para ver de que modo eu curto mais utiliza-lo.

Portanto decidi compartilhar com vocês detalhadamente os 3 modos que utilizo o óleo de coco em meu cabelo, e como cada uma destas 3 formas irá contribuir no resultado final dos fios, pra que servem e etc.

 

Umectação com Óleo de Coco

coco

É uma das minhas formas preferidas de utilizar o Óleo de Coco, pois é a forma mais intensa de tratamento que ele consegue alcançar em qualquer tipo de cabelo. Além de sua potente ação de nutrição, o Óleo de Coco possui ação regeneradora, o que é ótimo para aqueles dias em que o cabelo está ressecado, com fios desalinhados e sem vida, bastante opaco, sabe?

E o passo a passo para a Umectação é mais simples do que você imagina: Você vai enluvar mecha por mecha do seu cabelo com o Óleo de Coco, e também vai aplica-lo em toda raiz, pois ao contrário do que muita gente pensa, o Óleo de Coco na raiz não só vai fortalecer ainda mais o cabelo, como ajudar no crescimento do mesmo. Feito este passo, pegue um pente e deslize por todo cabelo, pra garantir que toda extensão do fio recebeu o óleo de coco, e deixe agir por umas 2h, 3h e depois lave com um shampoo e condicionador de sua preferência (não precisa usar nenhuma máscara de tratamento), ou durma com o cabelo assim, e no dia seguinte lave como shampoo e condicionador.

 

coco

coco

Antes da umectação

coco

coco

Depois da umectação

O resultado da Umectação é surpreendente! O cabelo fica mais solto, macio e definido, com um brilho incrível e aparência de renovado… É SURREAL! Porém para a umectação há algumas questões a serem consideradas:

Só faça uso de umectação se você tiver um cabelo naturalmente seco ou se ele estiver ressecado, com o famoso “efeito palha”, sem vida, por algum dano que sofreu. Não recomendo a Umectação para cabelos normais ou oleosos que estejam saudáveis, pois pode deixar os fios um pouco pesados. Mas em cabelos naturalmente secos ou cabelos ressecados a umectação é maravilhosa e a melhor opção para recuperar o cabelo em pouco tempo. Foi com a Umectação que consegui o resultado da foto acima, pois meu cabelo que já é seco e também estava ressecado pelo excesso de matizadores. Fiz a umectação e depois lavei com um shampoo e condicionador comum.

 

Óleo de Coco em Máscaras de Tratamento

coco

Outro truque e forma de usar o Óleo de Coco que eu AMO, e que é a maneira que utilizo ele com mais frequência em minha rotina de cuidados com o cabelo, é misturando o óleo de coco em minhas máscaras de tratamento, e neste caso posso fazer de duas formas: Pegar um pouco da máscara, colocar num potinho e ir fazendo minhas misturinhas ou já deixar adicionado o óleo de coco no pote inteiro da máscara. Por exemplo: Se eu tenho alguma máscara que não vem com nenhum óleo em sua composição ou a quantidade de óleo dela não é suficiente para nutrir todo o meu cabelo, deixando um resultado legal, eu adiciono o óleo de coco direto no pote dela e misturo até sentir que ficou homogêneo. Depois é só lavar o cabelo com um shmapoo e em seguida aplicar a máscara, deixando-a agir por mais ou menos 10 minutos. Após isto, lavo o cabelo para remover a máscara e condiciono o cabelo.

Quase todas as minhas máscaras possuem pelo menos um ou duas colheres de óleo de coco, e em algumas, até me atrevo a adicionar mais componentes e criar uma verdadeira receitinha.

Neste caso, qualquer tipo de cabelo pode fazer uso do óleo de coco misturado em uma máscara, o único cuidado que a pessoa deve ter é:  Ficar atenta a composição da máscara para ver se a mesma possui ou não óleo de coco, e se possui, se aquela quantidade é suficiente para tratar os fios. E também não exagerar na dosagem de óleo de coco para misturar na máscara para não deixar o cabelo pesado.

Falando Nisso…

Deixei um vídeo em meu canal do instagram (o IGTV) falando sobre como turbino minhas máscaras capilares, mostrando cada passo a passo que faço, pra ninguém errar. 🙂 Clica AQUI pra conferir.

 

Óleo de Coco como finalizador

coco

Siiiim, também uso o Óleo de Coco como finalizador as vezes, e recomendo muitíssimo! Sabe quando as pontas do cabelo ficam meio ressecadas, cheias de pontas duplas e bem feias? Aplicar um pouco de Óleo de Coco nelas como se fosse um reparador de pontas, ajuda a minimizar essa aparência ressecada, e a restaurar as pontas que estão desgastadas. Mas neste caso é realmente o mínimo do mínimo de qualidade do óleo de coco, para não deixar o cabelo com um resultado final pesado e ensebado, portanto, recomendo só melar a mão de leve mesmo no pote, retirar o excesso e aplicar nas pontas para conseguir um efeito de fios nutridos e mais bonitos.

Falando Nisso…

Quem curte temas de cuidados com o cabelo vai amar a categoria SOS Tagarela, que é toda voltada este tema. 🙂

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.