Na hora de cuidar dos fios, apelamos para tudo e todos, muitas vezes nos submetendo a situações práticas, que facilitem o dia a dia da nossa rotina corrida. Mas será que certos hábitos que carregamos são realmente nocivos a saúde do nosso cabelo? Foi de tanto identificar erros graves na rotina de muita gente ao meu redor na hora de cuidar dos fios, que cheguei a este tema, com o intuito de alertar algumas atitudes que muitas de vocês podem estar fazendo até mesmo sem perceber, e que pode estar prejudicando seu cabelo, deixando-o danificado.

Portanto, desde já adianto que, se você comete uma destas 6 atitudes e vive reclamando do aspecto do seu cabelo, presta bastante atenção a este post, pois explicarei em cada erro como resolver. 🙂

 

1- Tratar o cabelo apenas com Ampola Capilar

 

imagem reprodução

 

Sabe aquelas ampolinhas capilares que várias marcas possuem e que prometem tratar o fio em poucos minutos? Pois é, NÃO CAIA NESSA FURADA. Ampola Capilar trata o cabelo? Sim. Trata completamente o fio? Não. Essas ampolas foram criadas para situações emergenciais e possuem uma concentração muito forte de componentes diversos (algumas inclusive possuem química que dão sensação palpável de cabelo macio, mas não tratam, apenas camuflam), elas tratam do fio, porém parcialmente, devolvendo ao cabelo apenas o que for de mais urgente para melhorar seu aspecto. Nenhuma Ampola Capilar substitui um tratamento completo, NENHUMA. E um erro muito comum de algumas pessoas devido a rotina corrida e cheia de compromissos, é passar a semana usando este tipo de produto, ou usar apenas isto nos fios. Todo cabelo precisa de uma boa reconstrução, nutrição e hidratação, e o que vai dizer quantidade certa e frequência, será o próprio fio, de acordo com seu tipo e necessidades.

Portanto para tratar dos fios corretamente o ideal é um Cronograma Capilar focado nas necessidades do seu cabelo, pois ele vai tratar do fio corretamente e repor o cabelo de tudo que ele precisa. E se você não sabe o que é o Cronograma Capilar ou como fazer um específico para o seu tipo de cabelo, acessa o post Como Montar seu Próprio Cronograma Capilar.

 

2- Não cuidar dos fios da agressão que vai promover nele

imagem reprodução

Banho de mar e piscina destroem completamente o cabelo, assim como o uso de tintas e descolorantes, e isto não é novidade para ninguém, mas aí eu te pergunto: Você cuida do cabelo após ele sofrer agressão ou antes? Se sua resposta for depois, você está cometendo outro grande erro.

É simples: Se você intensificar os cuidados em seu cabelo antes de ir a praia/piscina ou de pintá-lo, você não só vai estar deixando-o mais forte, como protegido para a agressão que está por vir. Logo, após a ida a praia/piscina ou após a descoloração, seu cabelo precisará de menos cuidados, pois sofrerá danos menores. E dependendo dos cuidados e atenção que você tiver, talvez nem sofra danos! Já cheguei a descolorir bastante meu cabelo e no final, sair com um loiro bonito e cheio de brilho e maciez, que nem de longe parecia ter passado por um processo de descoloração, e tudo isto se deu porque tive o cuidado de tratar dele umas duas semanas antes de descolorir os fios.

Portanto está se programando para ir a praia no fim de semana? Cuida do cabelo com mais carinho, intensifica a hidratação e usa um protetor solar capilar, que eu garanto que teu cabelo não sofrerá tanto assim 🙂

 

3- Não usar Protetor Solar e Protetor Térmico

E o segundo erro já nos leva ao terceiro: Não usar protetor Térmico e Protetor Solar no cabelo. Sim gente, existem vários produtos no mercado da beleza, a maioria inclusive são leave-in, que possuem proteção térmica e proteção solar para os fios, mas muita gente costuma expor o cabelo ao uso de secador e prancha sem usar protetores térmicos, assim como ir a praia ou passar muito tempo pegando sol na rua e não colocar um produto com fator solar de proteção, e atitudes como estas a curto prazo já apresentam muitos danos ao cabelo, que passa a ficar bem ressecado, com aparência de “palha” e cheio de pontas duplas, pois estas agressões ocorrem principalmente nas pontas dos fios, que é o trecho do cabelo que recebe menos oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo, e que por conta disto, ficam mais sujeitas ao desgaste. 

Portanto não esqueça destes produtos nos cuidados com o cabelo, inclusive atualmente há produtos multifunções, que já apresentam essas duas funções em sua composição. Caso você queira conhecer produtos para cuidar do cabelo no período do verão, recomendo o post 6 Produtos de Cabelo pra te ajudar neste Verão.

 

4- Desembaraçar o cabelo com cerdas duras

imagem reprodução

Seu cabelo quebra mesmo você não usando química ou expondo ele a banhos de mar/piscina? Sabia que essa quebra pode estar sendo causada pela escova/pente que você utiliza? Já foi comprovado por vários profissionais que estudam sobre cabelo, que um dos grandes vilões e responsáveis pela quebra do fio está em nosso dia a dia: A escova. Não se deve desembaraçar o cabelo com escovas de dentes/cerdas duras, muito menos com pente, pois quanto mais dura for a cerda, mais ela contribuirá para a quebra do cabelo, que naquele momento está cheio de nós e emaranhado. 

De início eu realmente achava que isso era uma besteira, até mudar a minha escova para um modelo específico que possui cerdas macias, e passar um mês testando-a. Quando vi os resultados fiquei impressionada! O cabelo fica mil vezes mais bonito, não quebra e fica mais macio, porque as cerdas não saem abrindo as escamas dele, deixando-o áspero, coisa que uma escova comum faz.

Atualmente só uso este tipo de escova, e já falei dela AQUI no Blog, mostrando os resultados que é capaz de trazer, e hoje é fácil de encontrar várias versões dela, algumas bem baratinhas, dependendo da marca.

 

5-Cortar as pontas em vez de tratar delas

imagem reprodução

Quantas vezes nós não nos deparamos com as pontas do nosso cabelo completamente destruídas, ressecadas, feias e sem brilho e pensamos: “Isso não tem jeito, vou ter que cortar!” E acreditem, TEM JEITO SIM! Basta você em primeiro lugar identificar o que causou ou está causando o dano, pra suspender de vez da sua rotina e tratar com os produtos certos. Por mais demorado que possa ser dependo dos casos, todo cabelo que não foi morto em sua raiz possui solução, o que ele precisa é de uma série de cuidados, para reconstruir e repor tudo o que foi perdido graças ao dano. Portanto antes de se desesperar e sair passando a tesoura em tudo, procura um bom profissional de tratamento capilar, que ele poderá te orientar melhor sobre como recuperar seu cabelo.

Falando Nisso…

Este post faz parte da categoria #SOSTagarela, em que eu compartilho posts sobre cuidados com o cabelo. Portanto há vários temas voltados para tratamento e recuperação dos fios e talvez um deles pode te servir, confere com calma a categoria. 🙂

 

6-  Lavar o cabelo todos os dias

imagem reprodução

Outro grande e comum erro, principalmente entre as pessoas que possuem o cabelo oleoso: Lavar o cabelo todos os dias. Se você possui cabelo oleoso e costuma fazer isto, tenho uma pergunta pra ti: Já reparou que por mais que você lave seu cabelo todos os dias, até mais de uma vez no mesmo dia, no dia seguinte a raiz está super oleosa e as pontas com tendência a ressecamento? Vou te explicar o motivo. Nosso couro cabeludo produz essa oleosidade natural (que pode ser pouca ou muita, e é daí que definimos um cabelo como normal, seco ou oleoso) para criar uma leve capa sobre ele, envolvendo-o e segurando os nutrientes e hidratação por mais tempo. Quando você lava o cabelo, você retira um pouco disto, e se lava excessivamente, o couro cabeludo vai perceber que ali está muito seco, e vai produzir ainda mais óleo para suprir o que você está removendo excessivamente. E isto vira um ciclo vicioso, que além de aumentar ainda mais a produção de oleosidade, vai danificar o fio, mais precisamente nas pontas, que ficarão ressecadas, pois é a região do cabelo que recebe mais óleo.

“Mas Laís, então o que devo fazer, uma vez que tenho cabelo oleoso?”

Use linhas e produtos específicos para cabelos oleosos. Essas linhas ajudam no controle da oleosidade, e removem apenas o necessário para seu cabelo não ficar com oleosidade em excesso. Uma boa linha de produtos para cabelos oleosos resolve este problema tranquilamente e sem precisar fazer nenhum esforço.

Agora quero saber de vocês: Possuem alguma dúvida “cabelística”? Deixa aqui nos comentários, quem sabe não consigo te ajudar. 🙂 Ah… E me segue lá no instagram, que estou sempre compartilhando dicas rápidas de cuidado com os cabelos por lá.

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.