Você faz teste alérgico quando compra um novo item de maquiagem ou de produto para cabelo? Se sua pergunta for não, saiba que 90% das pessoas compram novos itens de beleza e não os testam devidamente antes de consumi-los de fato, e isto pode ser um grande perigo para a saúde e bem estar da pessoa.

Para quem me acompanha em minhas redes sociais (e se você ainda não me segue também por lá, corre já pra seguir: Instagram e Fan Page), sabe que recentemente tive uma grave alergia a um item de maquiagem que eu já usava em meu dia a dia. Sim, você não leu errado, um item de maquiagem que estava no meu uso DIÁRIO há meses me provocou uma grave alergia, que só não trouxe efeitos mais graves por eu ter agido de forma rápida e eficaz com uma medicação.

 

Fiz uso da Água Micelar da Avon, que teve um erro de fabricação num determinado lote (problema já resolvido em atendimento com a empresa), e no exato momento em que apliquei na pele, provocou vermelhidão, inchaço, obstrução das vias aéreas e bastante queimor na pele e garganta. Usava o produto há mais ou menos uns 5 meses e nunca havia tido nenhuma reação parecida, e infelizmente outras duas pessoas de minha família que também haviam comprado este mesmo produto com mesma numeração de lote, apresentaram sintomas parecidos ao usá-lo.

Nunca fui atenta a teste alérgico de cosméticos por mais que conhecesse o procedimento, uma vez que já tratei de várias alergias com especialistas durante boa parte de minha infância, mas desde que iniciei meu trabalho com o Blog, passei a ter o devido cuidado de fazer teste alérgico antes de usar efetivamente cada produto que recebia, além claro de testar (usar) o produto no mínimo 3 vezes (após o teste alérgico) antes de produzir qualquer conteúdo sobre o mesmo para o meu público.

E por mais que tenha exercido este cuidado por quase 5 anos (em janeiro o Tagarelando Moda faz 5 anos), sempre que conhecia bem a marca e vários produtos dela, ignorava o teste alérgico para novos produtos lançados ou quando adquiria algum produto que já consumia, e após este episódio da água micelar, vi o quanto é importante estar atenta mesmo aos pequenos sinais que nossa pele apresenta, e claro a cada cosmético que chega em minhas mãos.

 

Afinal, por que é tão importante fazer um teste alérgico com os cosméticos que adquirimos?

imagem reprodução

O teste alérgico definitivamente irá te resguardar de possíveis situações surpresas que possam ocorrer graças a alguma alergia que você possa ter a determinado componente presente na fórmula. Infelizmente por mais que tenhamos um órgão como a Anvisa para fiscalizar possíveis irregularidades nas fórmulas dos cosméticos vendidos por aí, ainda existem MUITAS empresas que não respeitam as normas e conseguem burlar o sistema, colocando em seus produtos componentes proibidos como o formol, por exemplo. (para quem quiser saber mais sobre este tema, confere o post: Precisamos falar sobre a Carbocisteína).

Não há como saber se o produto irá despertar ou não um quadro alérgico em você, e mesmo que você tenha adquiro o produto por indicação de uma amiga ou blogueira famosa, até se a blogueira mostrar em vídeo ou foto usando tal produto, ainda assim não há nenhuma garantia de que ele irá te servir e não te trazer uma alergia, portanto não corra este risco, FAÇA O TESTE ALÉRGICO.

 

E como devo fazer o teste de alergia?

Publiquei em meu perfil do instagram um passo a passo em vídeo de como deve ser um teste de alergia tanto para maquiagens como para produtos de cabelo e outros itens como hidratantes, óleos e sabonetes.

Clica AQUI pra conferir todo passo a passo.

 

Não fiz o teste alérgico, então como saber se estou tendo ou não uma reação alérgica ao produto?

Fique atenta após aplicar o produto, o mínimo de reação pode ser um princípio de alergia:

  • Coceira na pele;
  • Irritação;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Sensação de queimor;
  • Obstrução das vias aéreas (ou seja, sentir que o nariz começou a entupir ou atrapalhou um pouco a respiração);
  • Garganta queimando;
  • Entre outros;

Ao menor sinal, corra imediatamente ao hospital/urgência mais próxima de sua residência com o produto que você consumiu em mãos, pois alergia é algo sério e pode inclusive levar a pessoa a morte. 

Falando nisso…

Acredito que este tema possa ter despertado seu interesse para um outro tema que está de certo modo ligado: O teste de mechas, para produtos no cabelo. Portanto, se inscreva em nossa newsletter para receber este conteúdo que será liberado em breve por aqui, e claro, sempre ser avisada quando liberarmos novos conteúdos no Blog. 🙂

 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.