Você conhece a variedade de formatos e estilos que existem nas roupas? Sabe diferenciar uma calça pantacourt de uma pantalona? Uma saia godê de uma evasê? Sabe como aderir cada modelo adaptando-os ao formato do seu corpo?

Pensando em toda variedade  de peças de roupa que a moda vem lançando nos últimos tempos, decidi criar uma série de posts voltados para apresentar os vários modelos, e claro, como podemos aderir cada um deles de acordo com a ocasião, biotipo e estilo, afinal, acredito que não há regras que possam limitar o uso de algumas peças para determinados padrões de corpos, que podemos e devemos vestir o que gostamos e nos sentimos bem, e que há várias formas de ajustar as peças as nossas necessidades.

E para iniciar esta série de posts com este tipo de tema, decidi começar por ela, uma das peças de roupa que mais representa o universo feminino: A saia.

 

Tamanhos de saia

As saias podem variar entre:

Mini saia: Nossa famosa mini saia, ou seja, saia mais curtinha, bem acima do joelho.

Média: A saia de tamanho médio fica um pouco acima dos joelhos, porém mais longa que a mini saia.

Midi: Muita gente se confunde com essa, a saia midi não é um formato de saia, e sim o tamanho dela, comprimento, que fica abaixo dos joelhos, mais ou menos na altura das panturrilhas de nossas pernas.

Saia longa: A todo mundo também a conhece e ela vai até a altura do nosso tornozelo.

Agora vamos aos tipos de saia no sentido de formato e caimento.

 

Saia Reta

Possui esse nome devido ao seu corte e caimento, que ao contrário de outros modelos, se mantém reto, sem marcar ou acentuar as curvas, ou seja, a medida da cintura é igual ou bem próxima da medida da barra da saia. Pode ser encontrada em vários tipos de tecido, e por ter esse caimento reto, não vai dar impressão de nenhuma parte do corpo maior ou menor.

O legal da saia reta é que ela cai bem tanto em tecidos lisos, como estampas e listras, portanto dá pra brincar bastante e variar nas combinações. Além disso, é um modelo que cai bem em várias ocasiões: Você pode apostar em uma mais curtinha para baladas e saídas com os amigos, ou modelos mais longos para o dia a dia e trabalho.

 

Saia Lápis

Famosa por estar relacionada a looks e produções de “mulher de negócios”, ao contrário da saia reta que mantém as mesmas medidas da cintura e da barra, a saia lápis possui um caimento que vai afunilando desde a cintura, até o seu final. O seu comprimento fica entre pouco acima dos joelhos, até um comprimento midi, dependendo do modelo, e devido ao seu corte e caimento, é uma saia evidencia mais o quadril, remetendo portanto a produções mais sexys, até dá para ser utilizada no ambiente de trabalho, porém por ser uma saia mais justa ao corpo, não recomendaria para esta situação, uma vez que limita um pouco os nossos movimentos.

 

Saia Evasê

Muita gente confunde este modelo com a saia godê (falarei desta logo abaixo), mas na verdade há uma diferença enorme entre esses dois modelos, e tudo está ligado ao corte da peça. A saia evasê marca a cintura e vai abrindo na medida em que vai descendo, tanto que este modelo também é conhecido por “saia em A”, devido ao seu formato. Pode ser encontrada em vários comprimentos, também evidencia um pouco o quadril e cintura, porém não tanto quanto a godê,  e é um dos melhores modelos para ter no guarda roupa, pois cai bem em looks básicos e mais formais, podendo ser utilizada em várias ocasiões e é muito confortável.

 

Saia Godê

Um dos meus modelos preferidos, a saia godê é cortada em forma de circulo, deixando bastante tecido para que o mesmo em seu caimento promova aquelas dobras e volumes. É um modelo que naturalmente evidencia a cintura e quadril devido a todo volume que ela apresenta, e é muito usado em produções mais elegantes e festivas. Dificilmente em nosso dia a dia as mulheres utilizam o godê, pois devido a quantidade de tecido, além de chamar bastante atenção, pode ser um pouco desconfortável em algumas situações, mas temos que confessar que é um modelo lindo e com ares “lady like”.

 

Saia Enviesada

Este modelo inicia com o caimento parecido de uma saia lápis, ou seja, bem justa ao corpo até a barra, porém ao final da barra são acrescentados babados. É um modelo bem elegante e perfeito para saias de vestidos, porém não muito confortável e recomendado para o dia a dia. Além disto, requer um certo cuidado na escolha do tecido, tanto para o caimento, como para estampa, e esta última, no caso da saia enviesada é interessante que seja um tecido liso, pois estampas podem deixar o modelo muito exagerado e sobrecarregado de informações.

 

Saia Plissada

Quase sempre feita em tecidos leves e fininhos, a saia plissada possui várias dobraduras semelhantes a de uma sanfona, que são feitas no próprio tecido ou costuradas como pregas ou prensando o tecido em uma máquina. Devido ao seu caimento, elas costumam passar uma imagem de leveza aos looks, e são ótimas principalmente para os dias mais quentes, por conta da preferência que existe neste modelo por tecidos leves, como citei acima. Também podem vim em vários comprimentos e até em tecidos estampados, mas neste último caso não é tão comum. Além disto, ela pode destacar ou não o quadril conforme comprimento e tecido, neste caso, as de comprimento mais longo tentem a não evidenciar tanto o quadril como as mais curtinhas.

 

Como aderir cada modelo de saia utilizando truques que podem te ajudar

Minha dica para utilizar  cada modelo de saia em qualquer corpo: Não se apegue as regras. Se forem pesquisar sobre como usar cada um desses modelos na internet, a maioria dos conteúdos determinam os padrões de corpos que podem e que não podem usar cada modelo, e sinceramente acho isto um tremendo absurdo. Afinal não só somos livres para vestirmos o que gostamos, como também, quando nos sentimos confiantes em usar determinada peça de roupa, a tal peça que teoricamente não foi feita para o nosso biotipo, acaba ficando perfeita nele. Portanto vista o que te faz bem!

Mas sim, há truques que podem nos ajudar a utilizar melhor algumas peças: Cintos, faixas e laços, são acessórios que acrescentados a cada modelo de saia pode destacar mais a nossa cintura.

Colocar a blusa por dentro da saia, evitar mistura de estampas em algumas situações, jogar um blazer ou colete, deixar a blusa um pouco folgadinha, meio “fofa” entre a saia, ou colocá-la completamente esticada, utilizar colares longos, tudo isto são truques que podemos aderir para modelar o nosso corpo e trazer um resultado mais harmônico.

Falando nisso…

Truques simples como utilizar acessórios para dar destaque no look, entre outras dicas de moda curtinhas e úteis, são compartilhadas também em meu perfil do instagram, portanto me segue por lá pra acompanhar tudo: @tagarelandomoda.

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.