Se você costuma ficar atenta aos rótulos das embalagens dos produtos de cabelo que consome, com certeza já deve ter se deparado em algum momento com a palavra carbocisteína ou carbocysteine (em inglês). Esse componente é facilmente encontrado em várias fórmulas de empresas brasileiras que produzem cosméticos para cabelos, prometendo um cabelo tratado, mais liso ou alinhado, ou um produto redutor de volume. Há inclusive no mercado atual uma variedade absurda de produtos como “botox capilar” “escova inteligente”, “shampoo que alisa”, “plástica de fios”, entre outros nomes, para esta mesma composição.

Mas afinal, o que é a Carbocisteína e por que é tão importante falar deste componente?

A Cisteína é um aminoácido natural presente nas principais fontes de proteína de alimentos que consumidos. Ela auxilia na prevenção de envelhecimento da pele e cabelo, e também ajuda na formação da queratina de ambos, cabelo e pele. E o resultado dela nos fios são: Cabelos mais fortes, com brilho e saudáveis.

Mas não estamos falando aqui apenas da Cisteína, e sim do componente Carbocisteína. Como assim? NENHUM aminoácido alisa o cabelo. No máximo vão reduzir um pouco do volume por promover um alinhamento do fio, que estará com suas cutículas fechadas, mas alisar NUNCA. Portanto de cara te digo que, se uma empresa tenta te vender um produto alegando que vai alisar o cabelo e que o mesmo é composto apenas por aminoácidos, esta empresa está mentindo.

https://www.tagarelandomoda.com/

Logo, como o componente da Carbocisteína consegue promover um alisamento progressivo do fio de cabelo? Simples, a Cisteína não está ali sozinha. A Carbocisteína vendida no mercado dos cosméticos é a união de um aminoácido com algum componente químico capaz de atingir a medula dos fios e mudar a estrutura do cabelo, deixando-o assim liso. Qual é a gravidade disto? Além deste componente químico poder ser formol, o conjunto que resulta na Carbocisteína não trata dos fios, e em vários casos, até danifica severamente.

A Carbocisteína consegue fazer uma capa, película envolvendo todo fio de cabelo, que dará brilho e maciez sim, mas que não estará tratando da saúde dos fios. Esse efeito de brilho e maciez são apenas efeitos palpáveis, porém mais que suficientes para iludir o consumidor, que ao sentir o resultado acreditará que o cabelo está saudável.

Essa película impedirá que alguns componentes necessários ao tratamento do fio penetrem no mesmo, e ainda é incompatível com vários outros produtos químicos, como água oxigenada e pó descolorante, por exemplo.

 

carbocisteina
imagem reprodução

Mas o mais grave é que este componente químico (afinal a cisteína não está sozinha) consegue alterar o DNA do cabelo, podendo trazer danos e perdas irreversíveis, pois uma vez que os cabelos são danificados em seu DNA, não há produto no mundo que consiga recuperá-los, fazendo com que os mesmos voltem a ser o que eram. E sim, eu já presenciei de perto isto acontecer com uma amiga, que até hoje possui um cabelo fraco, ralo e que cresce pouquíssimo.

Tanto que não é a toa que a maioria dos médicos proíbem completamente grávidas fazerem qualquer uso de produto que alise o cabelo, e não respeitar essa orientação médica é algo muito sério.

Infelizmente há uma gama enorme de empresas vendendo produtos com esta substância e sequer indicando que a Carbocisteína é incompatível com vários outros componentes químicos, como mencionei acima, a água oxigenada. Muitas inclusive até escondem a substância na própria composição, o que é ainda mais grave. 

 

carbocisteina
imagem reprodução

Também há uma infinidade de “profissionais” da beleza que aplicam e indicam produtos que contém a Carbocisteína para seus clientes, como também há blogueiras e criadores de conteúdo indicando produtos para o seu público sem sequer saber a procedência do produto que está indicando. Em pelo menos 70% dos casos em que um cabelo se encontra fraco, ralo, quebradiço ou sofreu algum corte químico, é porque foi exposto a uma incompatibilidade química por uma substância como a carbocisteína ou qualquer outra que promova um alisamento dos fios, com uma outra substância.

Agora eu te pergunto: Você quer um cabelo saudável, usando produtos que realmente tratam da saúde dos teus fios? Ou você quer um cabelo liso e sem volume?

Falando Nisso…

Tenho uma categoria aqui no Blog TODA voltada para cuidados e saúde do cabelo, com dicas reais e úteis para te ajudar a tratar do cabelo de uma maneira saudável e com produtos que realmente funcionam e tratam do cabelo, é a categoria SOS Tagarela. Mas também compartilho dicas sobre este tema em meu perfil do instagram @tagarelandomoda 😉

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.