Uma pergunta que passei a receber bastante e que eu acredito que seja graças a minha frequência cada vez maior de conteúdos por aqui e no instagram, é sobre como faço para sempre ter ideias que se tornem conteúdos interessantes ao meu público, e todas as vezes que ouço isto, a pessoa que me questionou fala sobre o bloqueio mental que as vezes surge, trazendo como consequência dias sem ter nenhuma ideia legal para conteúdo no Blog, Canal ou redes sociais.

A primeira vez que ouvi a frase “Bloqueio Mental não existe” foi através das irmãs Alcântara, e apesar de na época ter discordado, me forcei a trabalhar melhor em mim o que chamava de Bloqueio Mental. E após todo processo, cheguei a conclusão que de fato ele não existe, e que o que ocorre na verdade é que em 90% dos casos, nós nos condicionamos a funcionar no automático, seguindo o que a grande maioria faz, sem permitir trabalhar e explorar melhor a nossa criatividade. A partir disto, decidi trazer algumas dicas que eu utilizo para chegar a ideias verdadeiramente criativas e que possam virar conteúdo, e tenho CERTEZA que irá ajudar quem está com dificuldade e ainda acreditando no tal Bloqueio Mental.

 

1- Como você pode contribuir na vida de alguém?

ideias conteúdos
imagem reprodução

Já parou pra pensar que quando você vive para criar conteúdo, você cria conteúdo para alguém, seja em qualquer veículo de comunicação? Isso pode soar meio ridículo por ser muito óbvio, mas um fato real e que acontece com a grande maioria dos criadores de conteúdo na internet, blogueiros/Youtubers/Influenciadores é que eles só seguem o fluxo, reproduzindo muitas vezes conteúdos que já existem em grande quantidade ou falando sempre de temas que só lhe agradam. E antes que alguém aqui pergunte “mas eu vou falar do que eu não gosto? Como assim?”, não gente, não significa isto. Se você produz conteúdo e quer que ele seja acessado, querido, desejado por alguém, precisa entender que você tem que produzir conteúdos que contribuam na vida de alguém, seja uma dica de beleza, um vídeo de comédia, um debate sobre aceitação, o fato é que aquele conteúdo tem que impactar na vida daquela pessoa, ser útil a ela.

Cada vez mais a nossa população está exigente e as pessoas não querem mais consumir algo que não as agregue nada, e é aí que entra o título deste primeiro tópico: Como você pode contribuir na vida de alguém? Tornar o dia mais leve, mais fácil, prático ou feliz? Cada um de nós temos algo que conseguimos fazer com maior qualidade, executar de uma maneira melhor, algo que nos destacamos. Portanto pare e pense o que seria isto em você? E como você pode trazer isto por meio de um conteúdo?

 

2-  Crie conteúdos autorais

ideias conteúdos
imagem reprodução

Quanto mais autoral seu conteúdo for, mais original ele será, e consequentemente mais chances de alcançar um número maior de pessoas. “Mas Laís, na internet já tem de tudo um pouco e você disse que seguir o caminho que a grande maioria segue, produzindo os mesmos conteúdos não é interessante”, é aí que entra o que mencionei no tópico acima: Como VOCÊ pode contribuir com seu conteúdo na vida de alguém? Mesmo que o tema abordado seja o mais falado no momento, talvez você tenha percebido algo que ninguém viu ou sua forma de abordagem foi diferente ou a maneira como você editou o seu vídeo trouxe um toque especial que deixou o tema “batido” mais atrativo, use sua criatividade. Tornar um conteúdo único, autoral e sua cara, ao ponto de seu público de imediato identificar que aquela foto/vídeo/texto/áudio é seu, é uma tarefa que exige que você se apegue aos detalhes, a questões antes não percebidas, simples, mas que no final fazem TODA diferença.

Volte a você mesmo, colocando suas experiências neste conteúdo, lembre-se: Use o que você faz de diferente e que só você consegue fazer, a seu favor.

 

3- Pesquise sobre o seu Público

ideias conteúdos
imagem reprodução

Ouça quem lhe acompanha, promova enquetes, interaja com quem consome seu conteúdo, pesquise o que gostam, que perfis seguem nas redes sociais, o que fazem no dia a dia, tire de fato momentos para saber mais sobre cada uma dessas pessoas, pois é para elas que você cria conteúdos, e são elas que devem ser ouvidas. Muitas vezes é de uma enquete que você faz ou de verificar um post de alguém que lhe acompanha, que surgem ideias incríveis para conteúdos verdadeiramente originais e que possam agregar na vida do seu público. Lembre-se TODA empresa que se preocupa com seu consumidor faz pesquisas para ouvi-los. Lembre-se: Você produz conteúdos para pessoas e não para você. E produz para pessoas reais, que possuem necessidades e interesses, portanto, busque saber que interesses são esses.

 

4- Acompanhe conteúdos de outras pessoas do seu nicho

ideias conteúdos
imagem reprodução

A última dica e que tenho utilizado mais recentemente em meu cotidiano é acompanhar perfis, sites, canais e qualquer outro veículo de comunicação que aborde sobre os temas que compartilho aqui e em minhas redes sociais. Lembram que eu falei que qualquer tema considerado “batido” e ultrapassado, pode te trazer um excelente conteúdo, pois cada pessoa possui uma visão, abordagem e forma de trabalhar? É simples, as vezes aquele blogueiro que você AMA trouxe um tema num post que ao seus olhos não ficou tão interessante ou foi pouco abordado em algum ponto, e aí você percebe a oportunidade de produzir um conteúdo legal e mais completo. Fora que novas ideias podem surgir, com temas até nunca abordados, de uma fuçada ou outra na internet, no perfil de alguém, portanto tire um tempo para acompanhar outras pessoas do seu nicho. 

Agora cuidado: Ter inspirações é algo importantíssimo, mas não confunda inspiração com plágio, pois para algumas pessoas há uma linha muito tênue nestes dois pontos, e acabam copiando fielmente o conteúdo de alguém. Isso definitivamente não é legal.

 

Falando Nisso…

Já andei abordando sobre este tema parecido por aqui num post, que talvez também possa te interessar: Dicas para estimular a Criatividade. Ahhh… Este post faz parte da Categoria De Blogueira pra Blogueira em que compartilho tudo o que funciona comigo. Portanto tenho conteúdos mais completos sobre temas como este por aqui, e dicas mais curtinhas, porém muito úteis, lá em meu instagram. Então me segue lá pra não perder nada: @tagarelandomoda.

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.