É fato que ser “influenciador digital”, “blogueira”, “youtuber”, “criador de conteúdo” na internet ou qualquer outra denominação que preferir, não só se tornou uma profissão tão comum quanto qualquer outra, como passou a ser algo desejado por muita gente. E na busca para aquirir as famosas parcerias e trabalhos pagos, garantindo bons contratos pelo que se publica na internet, muitos “influenciadores” estão aderindo a um comércio que tem crescido quase que na mesma proporção que eles: As empresas e contas que vendem pacotes de curtidas e seguidores em redes sociais.

Recentemente a rede social mais popular do momento, o instagram, passou a testar novos estilos de layout do aplicativo, em que priorizam as informações e publicações da conta em vez do número de seguidores e curtidas que cada pessoa possui, e isto nos leva a perceber o quanto essa corrida pelo alcance de grandes números, sendo em sua maioria manipulados, mudou completamente o cenário desta rede social e de quem a utiliza como ferramenta de trabalho.

Afinal, será que o número de curtidas e seguidores de uma conta é mesmo primordial e determinante para dizer se aquela pessoa influencia alguém e consequentemente gera lucro para a empresa que o contratar?

 

Uma conta bem direcionada vale mais que muitos “Ks” do instagram

seguidores
imagem reprodução

Contas bem direcionadas, ou bem segmentadas, são aquelas que conseguem mesmo com um pequeno número de seguidores, atingir e envolver o seu público, de modo que este participe e consuma tudo que é oferecido. Nem sempre terão grandes números de curtidas ou comentários em suas publicações, mas o alcance de fato acontece, e estes influenciadores conseguem direcionar quem lhe acompanha a seguir suas indicações. Contas como estas valem muito, principalmente se as contas similares possuem manipulação de números, pois uma vez que a empresa que contratar este tipo de conta e influenciador para algum trabalho, perceberá seus resultados e dificilmente abrirá mão dele para contratar um estranho que pode não trazer o mesmo retorno.

 

Como identificar uma conta que possui um alcance real e é bem direcionada?

seguidores
imagem reprodução
seguidores
imagem reprodução

testes de layout feitos pelo instagram, que não mostram ou não priorizam os números se seguidores em destaque na conta

Apesar de ainda ter quem se iluda acreditando que tais números (seguidores, likes e comentários) são primordiais na hora de analisar e escolher com qual influenciador trabalhar, a busca por influenciadores que possuam uma conta bem direcionada, com qualidade em conteúdo e um público participativo, que consuma de fato o que o influenciador produz, tem crescido de tal modo que, várias empresas passaram a adquirir alguns hábitos: Como o de analisar bem as contas em redes sociais, quem são os responsáveis pelos comentários e demais interações, além claro, de pedir dados realmente importantes, que todo influenciador pode captar em sua própria conta, sobre seu real alcance de contas, visualizações, cliques no post/publicação, entre outros dados que podem ser adquiridos em qualquer site ou rede social atualmente. 

Portanto, antes de contratar um influenciador para algum trabalho, fique atento se quem interage em suas redes sociais são realmente pessoas que o acompanham ou apenas outros influenciadores que costumam criar redes de interação, para aumentar tais números, pois grupos de curtidas e comentários, em que várias pessoas do mesmo nicho se reúnem para promoverem esta interação entre eles e consequentemente aumentarem números de likes e curtidas, é algo bastante comum neste meio.

Como está atualmente o posicionamento digital deste influenciador? Como ele se apresenta nas redes sociais? Será que a imagem dele vale a pena ser vinculada a sua empresa? Como encontra-se suas redes sociais no momento? Ele é referência no nicho que você precisa? Pode ser facilmente encontrado numa pesquisa da internet?

Estes e outros pontos precisam ser pensados e analisados, antes de mais nada.

Essa mudança de hábito de algumas empresas escolherem com quem trabalhar, se deu porque números de seguidores e curtidas não garantem nem nunca irão garantir vendas, e por mais que alguns “influenciadores” afirmem que seu trabalho não é gerar vendas ao seu cliente, o que em parte é verdade, pois o trabalho de um influencer envolve publicidade e marketing, ainda assim, sabemos que uma conta de rede social bem direcionada e com o um público fiel, trará bons lucros para ambos os lados, pois a venda será uma das consequências do trabalho de uma conta bem segmentada e direcionada. Ao perceberem essa questão, muitas empresas já estão mudando seus hábitos e até preferindo fechar trabalhos variados com micro influenciadores, em vez de contratar apenas um influenciador de grande número.

 

Sou “influenciador” (ou blogueiro/youtube/instablogger) e quero adquirir um alcance real e direcionado

seguidores

Trabalhe seu conteúdo e a sua imagem perante a internet. Apesar de termos uma infinidade de pessoas trabalhando como criadores de conteúdo no meio digital, não é difícil, muito menos impossível adquirir essa autoridade perante o meio, mas existem alguns pontos extremamente importantes para se atingir este resultado:

Responsabilidade, comprometimento e verdade

Em dois momentos de minha vida, em carreiras profissionais completamente distintas, ouvi a frase: Não basta parecer verdade, tem que ser verdade. É assim que funciona quando se quer conquistar um espaço na internet e em qualquer outra profissão: Você precisa trabalhar com verdade, responsabilidade e comprometimento. Nada se conquista sem isso, muito menos pessoas, e nós trabalhamos para pessoas, portanto tenha comprometimento, respeito e responsabilidade com o seu trabalho, pois ele serve a alguém e essa pessoa merece o seu melhor.

 

Trabalhe sua imagem

seguidores

Como você quer ser lembrado? Qual imagem você gostaria que estivesse associado a você? Tome como partida essas duas perguntas para trabalhar melhor a imagem que você quer passar na internet. E não se trata do que vestir ou deixar de usar, e sim de como você se posiciona. Cada palavra que você publica tem o poder de construir ou destruir sua carreira, assim como tudo o que você posta, sejam fotos, vídeos ou textos, portanto antes de publicar, pense, se programe, organize suas ideias e conteúdos.

Seja autêntico

seguidores

Parece clichê, mas não é. Do que adianta reproduzir a “pose” do momento para a foto, fazer o desafio da moda, ou usar os mesmos filtros, se isto fará de você apenas mais um na internet? A autenticidade exige se conhecer, acima de tudo, entender o que funciona com você, estudar e parar para analisar quem te acompanha,  o que curtem e como você pode passar um conteúdo pra aquela pessoa, sendo útil a ela e respeitando quem você é. Ser autêntico requer desapegar dos modismos para abrir espaço a criatividade, e consequentemente exclusividade. Lembre-se: São os bons exemplos que são copiados e caem no gosto e na moda.

 

Não caia no alcance rápido e fácil

seguidores
Imagem reprodução

Compra ou manipulação de seguidores e curtidas, sorteios e tudo que impulsione sua conta a ter um retorno rápido e imediato de números, são situações que NÃO VALEM A PENA. São números que até podem garantir a você um novo trabalho ou parceria, mas dificilmente a pessoa que fecha com você hoje, voltará daqui alguns meses, muito menos indicará seu trabalho para outras empresas ao perceber que seu alcance não é real. Logo, artifícios como estes são na verdade uma grande cilada, quem pode até comprometer seu trabalho e imagem.

Falando Nisso…

De tanto receber perguntas e notificações de outros blogueiros e influenciadores querendo saber mais sobre como consigo parcerias, como gerencio meu trabalho, quanto cobrar, ou como transformei meu blog em profissão começando do zero e largando minha antiga profissão (era professora de história), decidi criar a categoria De Blogueira pra Blogueira, em que eu descomplico todos esses temas e trago dicas baseadas em experiências reais que vivo ou já vivi pelo meu trabalho com o blog. Lá vocês encontram temas variados, sem esconder absolutamente nada, para que através de minha experiência de 5 anos neste meio, eu possa auxiliar outras pessoas que estão começando e muitas vezes iniciam carregadas de dúvidas sobre o meio. É também um espaço para interações, trocas de experiências e dicas, portanto fique a vontade para deixar alguma dúvida por comentário ou por e-mail (lais.alves@tagarelandomoda.com), pois eu respondo a todos e com muito prazer. 🙂

 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.