Nos últimos anos não se fala de outra coisa no empreendedorismo: Estudo de Branding. Você precisa trabalhar melhor o seu Branding. Uma empresa de sucesso possui um Branding impecável. Toda empresa deve pensar cuidadosamente no seu Branding. Mas afinal, o que é o Branding?

Apesar do Branding também estar relacionado a imagem, visual e logo, definitivamente ele não é apenas isso. De forma resumida, podemos dizer que Branding é um conjunto de ações que são previamente pensadas e estudadas para transmitir os valores e essência de uma marca.

Nunca se falou tanto em Branding como agora graças a um motivo: As grandes empresas perceberam o valor e poder da comunicação.

A comunicação de uma marca pode ajudá-la a crescer fortemente ou destruí-la completamente, e tudo vai depender da maneira como essa comunicação é trabalhada. Um bom branding analisa a marca como um todo, mas acima de tudo, analisa quem consome esta marca, pois o branding não é sobre você e sim sobre o outro, como o outro se sente em relação a sua marca.

Agora que esclarecemos o que é o Branding, podemos falar sobre algumas das mudanças do Tagarelando Moda e os motivos que nos levaram a optar por um Re-Branding da marca.

Por que optamos por um Re-Branding?

Re-Branding

Como foi dito acima, o Branding é sobre como o outro se sente em relação a sua marca, e o legal disto é que o seu público te dá as dicas sobre os caminhos que você tem que percorrer, o que deve ser analisado e modificado, pois mesmo que inconscientemente, as pessoas que se envolvem com sua marca demonstram sentimentos e sensações que vão ser a chave para empresa saber o que deve ser feito.

E foi assim com o Tagarelando Moda. Aos poucos percebemos que precisávamos mudar, pois apesar do nosso propósito se manter o mesmo, nossos valores mudaram e nosso público também, e algumas destas mudanças foram fluindo e seguindo seu curso naturalmente, como foi o caso da mudança do nosso nicho principal, que há 6 anos atrás era focado em conteúdos sobre moda, e que hoje passou a ser sobre beleza.

A forma de abordarmos nossos temas, propostas de conteúdos, comunicação e até nossa identidade visual, tudo foi aos poucos tendo a necessidade de mudança, para representar quem somos hoje enquanto marca, que inclusive, se fossemos fazer uma comparação entre o Tagarelando Moda de 2014 para o Tagarelando Moda de 2019, encontraremos duas empresas completamente diferentes. E foi aí que chegamos a ideia de um Re-Branding: Parar para ouvir o nosso público e iniciar o processo de construção de um novo Branding, a partir de quem somos hoje, do que buscamos comunicar através da nossa marca, e da percepção de quem nos acompanha.

Apesar das mudanças terem iniciado há algum tempo e sutilmente em alguns pontos, a nova Fase do Tagarelando Moda marca o ponto exato do nosso Re-Branding, portanto desde ontem (04/11/19) você poderão acompanhar todo o processo do Re-Branding da marca em tempo real, e nosso objetivo é compartilhar com vocês também todos os bastidores e cada etapa desta mudança em formato de conteúdo, pois acreditamos que a experiência compartilhada poderá auxiliar outras pessoas na construção de suas marcas.

Branding é Contínuo

Re-Branding
imagem reprodução

É importante frisar que o Branding é contínuo. Ele tem início, mas jamais terá um fim, pois você o constrói, mas estará sempre atualizando-o ou modificando-o conforme a necessidade da marca.

Uma empresa preocupada com seu público estará sempre estudando ações para fortalecer seu relacionamento com ele, e são essas empresas que conseguem produzir algo realmente original e inovador, pois o seu “segredo” é preocupar-se com quem está do outro lado, entregando um produto/serviço que vai agregar e impactar positivamente na vida de alguém.

Branding é Relacionamento

Re-Branding
imagem reprodução

Ou seja, Branding também é relacionamento. E não dá pra construir um relacionamento forte e duradouro, sem respeito e verdade. É por isto que quando se fala de Branding também se fala de verdade. Uma marca que não transmite verdade, dificilmente terá o respeito de alguém, pois assim como um relacionamento de amizade, ou entre casais, a verdade precisa estar presente na relação. Não dá pra fingir algo, vestir uma personagem ou máscara, pois no Branding as relações precisam ser sinceras. Não adianta fingir que se preocupa com o cliente, ou essa preocupação existe de verdade, ou o “fingimento” será notado aos poucos.

É por este motivo que em nosso processo de Re-Branding priorizamos ainda mais o relacionamento com nossos leitores. Em algumas das nossas “novidades” apresentadas no post #New Tagarelando Moda: Tudo o que você precisa saber, se notarem bem, muitas delas tem a ver com estreitar nosso relacionamento com vocês, pois tudo que foi pensado e apresentado ali, é para entregar um conteúdo ainda mais único e focado no que vocês pedem e esperam de nós.

Pra finalizar, quem tiver mais interesse sobre a temática Branding, gostaríamos de compartilhar nosso texto no LinkedIn, em que apresentamos uma breve análise sobre o Rebranding do grupo Walmart aqui no Brasil, e como isso impactou nas relações do público com a nova Marca Big Bompreço.

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.