Sabe aqueles conselhos que todo mundo deveria ouvir, mas que pouca gente tem o cuidado de te alertar e ajudar? Este post é exatamente sobre isto.
Sou loira desde que nasci, inicialmente loira natural, e na medida que fui crescendo, meu cabelo escureceu e eu decidi começar o processo de descolorir e fazer mechas para manter meu cabelo o mais próximo do que ele era durante toda infância. (Deus não dá asas a cobra! kkk)
Já tive vários tons de loiro, desde ao mais dourado, que era como meu cabelo ficava na infância, ao loiro mais perolado e beeem platinado, e ao todo, são 27 anos sendo loira, então acho que tenho um pouquinho de experiência pra falar do assunto. rsrs Portanto, sem mais delongas, vamos as dicas.

 

1- Cabelo loiro exige o dobro de cuidado

Todas as vezes que digo essa frase a alguém que está querendo deixar o cabelo loiro, a pessoa fica achando que é um exagero ou que eu estou buscando fazer com que ela desista do loiro, e definitivamente NÃO É NENHUMA DAS DUAS COISAS. Vamos lá: Seu cabelo passa por uma agressão enorme que é o processo de descoloração, pois o descolorante vai abrir todos os poros dos fios e retirar vitaminas, nutrientes, oleosidade, TUDO. Portanto, de cara, já será um cabelo mais frágil e delicado, se comparado a um cabelo natural ou apenas tingido por alguma tinta.
Se isto não fosse suficiente, para manter o tom desejado do loiro que você escolheu, terá de tempos em tempos que matizar o cabelo, para remover o aspecto amarelado que TODO loiro adquire no mínimo contato com qualquer coisa: Sol, água (dependendo do lugar onde você mora, a água do seu chuveiro vai sim contribuir para amarelar o cabelo), banhos de mar/piscina, alguns produtos de cabelo, uso de pranchas (chapinha), e por aí vai.
E o matizador também tende a agredir os fios, bem menos, se comparado a descoloração, mas agride. E não se engane, TODO matizador resseca o cabelo, a diferença é que uns ressecam mais e outros menos.
Logo, pra dar conta de toda essa agressão diária que seu cabelo sofrerá, os produtos e cuidados que você tinha antes, talvez não serão suficientes para tratar completante do seu cabelo, e isto é um dos erros mais comuns de quem tinge o cabelo de loiro pela primeira vez: Querer manter a mesma rotina que tinha antes do loiro.
Cabelo loiro exige o dobro de atenção e cuidado, e se você não tiver tempo para isto, vai sofrer para ter um cabelo bonito e saudável.

 

2- Seus gastos irão aumentar

Outro fato que não tem como fugir quando o assunto é cabelo loiro: Gasta-se mais.
Se o loiro exige mais tempo, cuidados e produtos, é óbvio que uma das consequências cairá em seu dinheiro, e uma frase que repito sempre para quem quer aderir o loiro é: Loiro não se trata com Monange, a Xuxa te iludiu.
Isto não quer dizer que você não vai encontrar produtos bons por um preço acessível, e a prova de que eles existem está na categoria SOS Tagarela, isto quer dizer que você não vai conseguir manter um loiro bonito e saudável apenas com um ou dois produtos, pois o loiro demanda cuidados especiais, logo, também esteja preparada no quesito financeiro, caso queira ter o seu “loiro dos sonhos”.

 

3- O mínimo de exposição pode amarelar o loiro

imagem reprodução

Quando digo “o mínimo de exposição” é o mínimo mesmo. O sol, o uso de prancha, alguns muitos produtos de cabelo e até a água que você utiliza para lavar o cabelo também pode contribuir muito para amarelar os fios, e a consequência disto é ter que desamarelar com uma certa frequência para poder manter o tom do loiro que você escolheu. E como já foi dito acima, o matizador resseca os fios, portanto, isto cria uma espécie de ciclo vicioso: Você lava o cabelo 2 ou 3 vezes, matiza, lava com produtos para tratar e recuperar os fios, e quando menos percebe, já terá que matizar novamente. Não é algo que seja impossível de lidar, mas que requer uma nova rotina de cuidados e atenção, e aí entramos no primeiro tópico, que reforço aqui mais uma vez: Não dá para manter a mesma rotina de cuidados que você tinha antes de ser loira. Por exemplo: Meus banhos de mar e piscina exigem uma série de cuidados para não estragar meu cabelo (tenho um post só com dicas de produtos para cuidar do cabelo no verão) ou para o cloro não deixar os fios esverdeados (falarei disto no próximo tópico).

 

4- Quanto mais claro for o loiro, mas trabalho terá

cabelo loiro

Sim, outro cuidado que se deve ter se seu tom de loiro for muito claro: O cabelo absorver pigmentos. Não é qualquer pigmento, mas é muito comum alguns produtos de cabelo trazerem cores diferentes, como verde, rosa, laranja, e é sempre bom ficar atenta a isto e saber se aquele produto está liberado para loiras, pois apesar de muitos não deixarem o cabelo exatamente da cor que é o produto, eles tendem a alterar o tom do loiro. Por exemplo: As linhas de “chocolate” que algumas empresas lançaram nos últimos anos e trazem pigmento marrom, a grande maioria delas não deve ser usadas por pessoas em tom de loiro claríssimo, pois pode manchar ou alterar o tom do loiro, até amarelando-o de maneira mais rápida.

Além disto, toda loira, mas principalmente as de loiro claríssimo devem prestar atenção aos banhos de piscina, pois se a quantidade de cloro passar um pouquinho mais do que a quantidade ideal para manter a piscina limpa, o cabelo vai ficar inteiro esverdeado, e até retirar todo cloro dos fios, a pessoa não poderá descolorir ou retocar o tom novamente, pois isto dará incompatibilidade química.

 

5- Cabelo loiro é mais difícil de definir

cabelo loiro

“Mais difícil” não quer dizer impossível, e sim que você terá um pouco mais de trabalho. No processo de descoloração o fio tende a perder um pouco do formato natural que ele tinha, mas na medida que vamos cuidando do cabelo para recuperá-lo após a descoloração, ele vai voltando ao seu formato, e é interessante também estar sempre fazendo uso de técnicas para finalizar e definir os fios. No início, meu cabelo que sempre foi ondulado 2C, ficava completamente indefinido e com mechas em diferentes formatos, mas atualmente consigo deixá-lo definido só usando o creme certo e amassando, portanto se você curte usar seu cabelo natural, antes de se desesperar por não conseguir deixar os fios definidos, teste formas de finalização para ver qual ficará melhor em seu cabelo. 

 

6- Você deve ficar MUITO atenta a incompatibilidade química

cabelo loiro

“Ah… Laís, mas isto é coisa para o cabeleireiro ficar atento…” Não, definitivamente não caia nesta. Atualmente há muitos produtos de cabelo que levam químicas que são incompatíveis com o descolorante e que são escondidas até mesmo da composição que vem na embalagem, portanto não dá pra confiar e a melhor maneira de ficar atenta a isto é fazendo teste de mechas com todo e qualquer produto que você nunca tenha usado antes. Isto irá te garantir que seu cabelo não vai danificar graças a um corte químico. Outro ponto importante a ser destacado aqui: Se você possui um profissional de sua confiança que cuida bem do seu cabelo, jamais esconda os produtos que usa dele, muito menos troque-o por outro profissional mais barato, pois infelizmente há uma série de pseudo profissionais, que visam o lucro e não a saúde dos fios, e que para fazer as vontades do seu cliente vão submeter o cabelo a todo tipo de processo que poderá prejudicá-lo. Portanto, quando um cabeleireiro te disser que não pode fazer um determinado serviço no seu cabelo porque o mesmo não irá aguentar, ouça este cabeleireiro, pois ele não só está sendo honesto com você, como está agindo como um verdadeiro profissional.

Falando Nisso…

Já falei por AQUI sobre o perigo da Carbocisteína no cabelo.

 

Portanto, se você é loira, definitivamente já conhece todos esses tópicos mencionados aqui, mas se você ainda não é e está pensando em mudar o cabelo, deve levar estes pontos em consideração. No mais, dá sim para ter um cabelo loiro bonito e saudável. 🙂

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.